Filhote de jubarte é encontrado morto na Praia do Recreio, no Rio

Publicado em 08/08/2024 - 20:29 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um filhote de baleia Jubarte foi encontrado morto, na Praia do Recreio, zona oeste do Rio de Janeiro. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana informou que encontrou o animal durante a manhã desta quinta-feira (8). 

Equipes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio e do Projeto de Monitoramento de Praias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade estiveram no local para retirada de material para análise. 

O serviço de remoção do animal, com cerca de 7,4 metros e aproximadamente 15 toneladas, foi concluído no fim da tarde. Foram mobilizados dez garis e o apoio de uma pá carregadeira, três tratores de praia e um trator esteira, além de um guindaste e uma escavadeira hidráulica cedidos pela Rio Águas. O animal será levado para o Centro de Tratamento de Resíduos, em Seropédica, na baixada fluminense.

Em junho deste ano, um exemplar da espécie foi visto nadando na Praia de Ipanema num domingo de sol. Na ocasião, o biólogo do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Uerj, Rafael Carvalho, explicou à reportagem da Agência Brasil, que as baleias passam pelo litoral brasileiro de maio a novembro e a espécie é migratória. 

Segundo o pesquisador, esses mamíferos passam uma parte do ano nas regiões de águas mais geladas ao sul do Oceano Atlântico, onde elas conseguem encontrar muito alimento. Quando migram, as baleias passam pelo Rio de Janeiro, para se encontrarem no litoral norte do Espírito Santo e sul da Bahia, na região de Abrolhos. Nessas águas elas encontram um ambiente perfeito para ter seus filhotes e também acasalar. 

Em 2017 uma baleia da mesma espécie foi encontrada morta na praia de Ipanema. Nesse caso, o mamífero era adulto e bem maior:  tinha 14 metros e pesava cerca de 20 toneladas.

Edição: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas eliminatórias sul-americanas para Copa

Em relação ao último jogo, vitória sobre o Equador, o time do técnico Dorival Júnior deve sofrer apenas uma alteração. Endrick entra no ataque ao lado de Vinicius Júnior e Rodrygo.

Baixar arquivo