Mato Grosso lidera queimadas no Brasil, com 21 mil focos detectados

De janeiro até este mês, foram detectados mais de 112 mil focos

Publicado em 28/08/2024 - 13:10 Por Renato Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Brasília

As queimadas no Brasil cresceram 80% este ano. De janeiro até este mês, foram detectados mais de 112 mil focos de incêndios.

Um aumento de 50 mil casos em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Lideram a lista de focos Mato Grosso, com 21 mil; seguido de Pará, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Já São Paulo acumula 5.300 focos de incêndio.

Um aumento de 380% em relação a 2023, que teve 1.100 casos. Além disso, essas regiões vivem, em 2024, a pior seca dos últimos 44 anos.

A estiagem chegou mais cedo e está mais intensa. Com isso, a previsão é que o início da estação chuvosa vai demorar, principalmente nos rios da Amazônia.

Para a diretora substituta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Regina Alvalá, os dados são preocupantes.

Nesta semana, algumas cidades apareceram com o céu encoberto por fumaça de queimadas.

É o caso da capital mato-grossense, Cuiabá. O engenheiro de automação Sami Formiga fala como é conviver com essa situação há mais de 20 dias.

A Amazônia é o bioma mais atingido, com 48% dos incêndios; depois aparecem o Cerrado, com 31%. Já o Pantanal tem 7,7%.

A cidade de Corumbá, no sul-mato-grossense, registra o maior número de queimadas, cerca de 4.200.

Edição: Leila dos Santos / L Pedrosa

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo