Povos indígenas do Brasil recebem o Prêmio Equador 2024

Publicado em 16/08/2024 - 15:58 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

As Nações Unidas divulgaram nesta sexta-feira (16) o reconhecimento de duas organizações indígenas pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento. A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari e o Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza levaram o Prêmio Equador 2024. 

O primeiro, o Projeto de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari, usa tecnologia digital para monitorar e rastrear invasões no segundo maior território indígena do Brasil. O território no oeste da floresta amazônica tem 8,5 milhões de hectares e abriga uma das maiores populações indígenas em isolamento do mundo.

Já o segundo premiado, o coletivo Caianas, capacita famílias indígenas do Mato Grosso do Sul há quase uma década, por meio de práticas culturais e etno agroecológicas, como recuperação de sementes tradicionais e restauração de áreas degradadas no Cerrado e Pantanal. O grupo atua em parceria com universidades e órgãos do governo para treinamento em agroecologia.

Ao todo, a ONU deu 11 prêmios a povos indígenas e comunidades locais, entre 600 candidatos de 102 países. Além do Brasil, foram reconhecidas iniciativas de Bangladesh, Colômbia, Irã, Quênia, Marrocos, Senegal e Zâmbia. 

De acordo com o secretário-geral assistente da ONU, Marcos Neto, são os povos indígenas e as comunidades locais que detêm as chaves para soluções climáticas eficazes.

Cada vencedor recebeu US$ 15 mil e o direito de participar dos eventos ligados à Assembleia Geral da ONU e à Cúpula do Futuro, em setembro. Além das Conferências sobre Biodiversidade, na Colômbia, e sobre Mudanças Climáticas, no Azerbaijão.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo
Esportes

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Na capital da República, o tradicional desfile cívico-militar será na Esplanada dos Ministérios. O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Baixar arquivo