![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 16/09/2024 - Grandes focos de incêndio atingem áreas do Parque Nacional de Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Os incêndios no Distrito Federal, nos últimos dias, foram provocados, com ação coordenada e aconteceram em diversos locais ao mesmo tempo.
Este o resultado de uma pesquisa feita pelo Lapis, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas, com base em imagens de satélite deste mês de setembro.
Os dados mostram que a fumaça na capital federal começou com incêndios em diferentes pontos do DF e não apenas no Parque Nacional de Brasília.
O fogo na unidade de conservação foi controlado nessa terça-feira.
Cerca de 1900 hectares foram queimados, desde que as chamas começaram no último domingo, dia 15.
Em setembro, o Distrito Federal registrou mais de 700 incêndios, sendo 144 de segunda para terça-feira.
Segundo o pesquisador Humberto Barbosa, nos dias 15 e 16 deste mês, a quantidade de focos de incêndios a partir, principalmente no Parque Nacional de Brasília, sugerem a possibilidade de uma ação coordenada.
Para o pesquisador, não são incêndios acidentais ou fogo de uma queimada que se alastrou, mas ações criminosas.
A seca em Brasília já completou 148 dias, a segunda maior da história. Uma estiagem parecida com a de 1963, que registrou 163 dias sem chuvas.
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)