Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais
Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.
Nesta sexta-feira, a qualidade do ar na cidade está a quase 40 vezes a mais que os limites máximos de concentração recomendados pela Organização Mundial da Saúde. É a pior qualidade do ar entre as capitais brasileiras. As informações são do monitoramento feito pela Universidade do Estado do Amazonas e de uma plataforma suíça com informações sobre a qualidade do ar em tempo real em todo o mundo.
Além do Acre... a situação da qualidade do ar é parecida em vários pontos do sul do Estado do Amazonas, onde era considerada "péssima" na manhã desta sexta. Na capital, Manaus, a qualidade do ar era considerada "muito ruim", ultrapassando em cerca de 6 vezes o limite recomendado pela OMS.
Por causa dessa situação, o reitor da Universidade Federal do Amazonas suspendeu as aulas e as atividades administrativas presenciais em todas as unidades do estado até este sábado (21).
De acordo com o último boletim do governo do Amazonas, desde abril, o Estado soma quase 20 mil focos de calor registrados, sendo que o Corpo de Bombeiros conseguiu atuar sobre mais de 16 mil incêndios nos últimos 4 meses. A maior parte, em áreas federais. Todos os 62 municípios amazonenses continuam em situação de emergência.
É importante reforçar que o aumento da fumaça no ambiente traz sérios riscos à saúde, especialmente para pessoas com doenças respiratórias, crianças e idosos. E que o mais aconselhado é usar a máscara facial, do tipo N95, a mesma da época da pandemia.
![Marcello Casal JrAgência Brasil Real Moeda brasileira, dinheiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wallisson Breno / PR 24.01.2025 - Ministros falam após reunião com presidente Lula sobre alimentos, no Palácio do Planalto. Brasília - DF.
Foto: Wallisson Breno / PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Prefeitura de Estreito/Divulgação Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto: Prefeitura de Estreito/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame EBC Rio de Janeiro (RJ) 13/04/2024 - Epidemia de dengue no Brasil é o tema do Caminhos da Reportagem deste domingo
Frame EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Sargento Frutuoso/DCTA Alcântara (MA), 19.03.2023 - Foguete sul-coreano é lançado a partir de Alcântara, no Maranhão
O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência E](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)