Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Moradores da capital acreana sofrem por causa da fumaça dos incêndios

Publicado em 20/09/2024 - 19:14 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Nesta sexta-feira, a qualidade do ar na cidade está a quase 40 vezes a mais que os limites máximos de concentração recomendados pela Organização Mundial da Saúde. É a pior qualidade do ar entre as capitais brasileiras. As informações são do monitoramento feito pela Universidade do Estado do Amazonas e de uma plataforma suíça com informações sobre a qualidade do ar em tempo real em todo o mundo.

Além do Acre... a situação da qualidade do ar é parecida em vários pontos do sul do Estado do Amazonas, onde era considerada "péssima" na manhã desta sexta. Na capital, Manaus, a qualidade do ar era considerada "muito ruim", ultrapassando em cerca de 6 vezes o limite recomendado pela OMS.

Por causa dessa situação, o reitor da Universidade Federal do Amazonas suspendeu as aulas e as atividades administrativas presenciais em todas as unidades do estado até este sábado (21).

De acordo com o último boletim do governo do Amazonas, desde abril, o Estado soma quase 20 mil focos de calor registrados, sendo que o Corpo de Bombeiros conseguiu atuar sobre mais de 16 mil incêndios nos últimos 4 meses. A maior parte, em áreas federais. Todos os 62 municípios amazonenses continuam em situação de emergência.

É importante reforçar que o aumento da fumaça no ambiente traz sérios riscos à saúde, especialmente para pessoas com doenças respiratórias, crianças e idosos. E que o mais aconselhado é usar a máscara facial, do tipo N95, a mesma da época da pandemia. 

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo