Seca atingiu mais de 80% do território brasileiro, diz relatório

Segundo Monitor das Secas, estiagem se intensificou em 15 estados

Publicado em 03/09/2024 - 15:52 Por Madson Euller - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Segundo relatório mais recente do Monitor das Secas, nos meses de junho e julho, apenas dois estados do país seguiram livre do fenômeno climático: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No aspecto de severidade, entre os dois meses monitorados, a seca ficou estável em apenas 5 unidades da federação, Amapá, Ceará, Maranhão, Pernambuco e no Distrito Federal. Apenas o estado de Roraima teve um abrandamento em relação à falta de chuvas de um mês para o outro. 

No sentido oposto, em 15 estados, de todas as cinco regiões do Brasil, a seca se intensificou e se expandiu entre junho e julho. O Centro-Oeste, por exemplo, teve o registro do fenômeno na totalidade de seu território em julho.

O Amazonas lidera a área total com seca de julho, com 98% do seu território nessa condição, seguido por Pará, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. No período, a área total com o fenômeno aumentou de 5,96 milhões para 7,04 milhões de km², o equivalente a 83% do território brasileiro.

Por causa da estiagem severa que deve prosseguir nas próximas semanas, especialistas apontam que há a possibilidade real de Manaus ficar isolada em relação ao transporte fluvial em menos de 30 dias, gerando um forte impacto na logística de entrada e saída de itens como alimentos, remédios e produtos da indústria. No interior, a situação é semelhante nos rios Negro e Amazonas.  O Rio Solimões, que está na cabeceira da Bacia do Amazonas, chegou na última sexta-feira ao menor nível da história no trecho que corta o município de Tabatinga.

Edição: Tâmara Freire/ Izabella Silveira

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo