logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

SP registra mais de 6,7 mil focos de incêndio desde janeiro

Dados foram atualizados até 11 de setembro.
Baixar
Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional
01/10/2024 - 14:52
São Paulo
Itapecerica da Serra (SP), 13/09/2024 - Incêndio em terreno da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, na região metropolitana de São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

O estado de São Paulo registrou mais de 6.700 focos de incêndio de 1º de janeiro a 11 de setembro deste ano. De acordo com o INPE,  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, esse número representa quatro vezes mais que no ano passado inteiro, e está próximo do recorde da série histórica, de quase 7.300 focos, em 2010.

Nessa quinta, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros combatiam incêndios florestais em 19 cidades. Eles mantêm até este sábado o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado.

E sobrou até para o próprio Inpe, que monitora queimadas por satélite. Nessa quinta, o fogo se alastrou pelo terreno da unidade, na altura do quilômetro 40 da Via Dutra. Mas, brigadistas do instituto e da Defesa Civil conseguiram controlar o fogo por volta das 10 e meia da noite.

Segundo a Defesa Civil, 90% dos incêndios acontecem por ação humana. E é muito difícil conter e identificar os autores do fogo.

Até o momento, 21 pessoas já foram presas em São Paulo sob suspeita de colocarem fogo em área de vegetação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, nove já foram soltas.

x