![ApexBrasil/Divulgação Chegada de delegações e participantes na COP29 em Baku, Azerbaijão, Novembro 11, 2024. Credito: ApexBrasil / Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Começa hoje e vai até o próximo dia 22, no Azerbaijão, a COP-29, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. É uma nova rodada de negociações globais em busca de manter o aumento da temperatura do planeta abaixo de 1,5 grau Celsius, conforme o Acordo de Paris.
Um dos principais objetivos é definir um novo valor e as fontes de recursos em substituição ao último acordo, que previa 100 bilhões de dólares anuais entre 2020 e 2025.
Existe uma demanda por 1 trilhão de dólares ao ano, valor que precisaria ser transferido dos países mais ricos para aqueles menos ricos. A ideia é que metade desse montante tenha financiamento público internacional e, a outra parte, venha do setor privado.
O prazo para a atualização das ambições dos países, em relação à redução das emissões de gases do efeito estufa, encerra-se em fevereiro de 2025, nove meses antes da COP30, em Belém, aqui no Brasil.
Algumas das metas setoriais desenhadas pelos países são o comprometimento com objetivos de triplicar energia renovável, fortalecer as ações contra as emissões dos transportes e qualificar a gestão florestal.
Também seria necessário tornar mais atrativo o investimento de capital privado nos países em desenvolvimento.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 12/02/2024 - Desfile do bloco Forrozin Mariana Aydar na Consolação. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/02/2025 – A reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, O diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dr. Roberto Gil e a diretora substituta do departamento de análise epidemiológica e vigilância de doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde, Geórgia Maria de Albuquerque durante o evento do Dia Mundial do Câncer, na instituição, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Brasília (DF) - 27/10/2024 - Deputado Paulinho Freire. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Supermercado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![20 19:35:21 Santa Maria (RS) - O incêndio da Boate Kiss, o segundo maior do país em número de vítimas – 242 mortos -, completa, amanhã (27), um ano. Curiosos param para olhar e fotografar o local (Fernando Frazão/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)