COP30, em Belém, vai destacar a participação social
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 29/01/2025 O ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A participação social é um dos destaques da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em novembro, em Belém, capital do Pará.
O evento vai reunir mais de 40 mil pessoas, com representantes de governos, movimentos sociais, sociedade civil, além dos setores produtivo e empresarial.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou, nesta quarta-feira (29), no programa "Bom Dia, Ministro" da EBC, a importância da participação de todos nas discussões sobre mudanças climáticas.
Macêdo disse que o governo já começou o diálogo com os Ministérios da Casa Civil, Meio Ambiente e Relações Exteriores, para organizar os debates até a COP30.
“Para a gente preparar como será esse processo dentro do governo para que todos os ministérios possam estar atento da necessidade de ter o olhar para a participação social, e esse diálogo com movimento social organizado, que já está acontecendo em nível da nossa equipe técnica e que a partir da próxima semana eu vou começar a fazer algumas reuniões com as lideranças do movimento pra gente discutir esse formato como é que vai ser”.
Segundo o ministro Márcio Macêdo, a participação digital amplifica a atuação da sociedade e a COP 30 estimula o debate sobre a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável, principalmente entre a juventude.
“Qual é o papel do governo nesse processo? Qual é o papel do movimento social nesse processo da Cop? Nos espaços que serão de gestão da ONU e do governo federal, como é que vai se dar isso? Nos espaços da cidade que o movimento que organizar como vai se dar isso? Como vai ser esse processo de influência do acúmulo do debate dos movimentos sociais para incidir nas decisões dos chefes de Estados?”
Na capital Belém, estão sendo investidos R$ 4 bilhões em infraestrutura urbana, mobilidade e saneamento para a COP30. São 30 obras para melhorar o fluxo de pedestres durante o evento.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 12/02/2024 - Desfile do bloco Forrozin Mariana Aydar na Consolação. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/02/2025 – A reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, O diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dr. Roberto Gil e a diretora substituta do departamento de análise epidemiológica e vigilância de doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde, Geórgia Maria de Albuquerque durante o evento do Dia Mundial do Câncer, na instituição, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Brasília (DF) - 27/10/2024 - Deputado Paulinho Freire. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Supermercado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![20 19:35:21 Santa Maria (RS) - O incêndio da Boate Kiss, o segundo maior do país em número de vítimas – 242 mortos -, completa, amanhã (27), um ano. Curiosos param para olhar e fotografar o local (Fernando Frazão/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)