logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Operação do Ibama desmonta estrutura de garimpo ilegal na terra Kayabi

Foram apreendidos vários equipamentos e 462 quilos de ouro.
Baixar
Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional
27/02/2025 - 15:17
São Luís
PF, ICMBio, MTE e MPT combatem garimpo ilegal e trabalho análogo à escravidão no AM
Setenta trabalhadores em condições análogas à escravidão foram encontrados no garimpo ilegal. Foto: Polícia Federal/Divulgação
© Polícia Federal/divulgação

O Ibama divulgou os primeiros resultados da operação deflagrada este mês pelo Grupo Especial de Operações do órgão com o objetivo de combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Kayabi, localizada na divisa dos estados do Mato Grosso e Pará.

Após análise detalhada de imagens de satélite e o recebimento de denúncias sobre o garimpo ilegal praticado por dragas na região, os agentes do Ibama realizaram a operação para interromper os danos ambientais e desestruturar a logística do crime, além de obter provas para a responsabilização dos envolvidos.

Durante a operação foram apreendidas 14 dragas, nove escavadeiras hidráulicas, nove motobombas, cinco embarcações, três geradores de energia e um rebocador, entre outros artefatos para a prática do garimpo ilegal. Os equipamentos estavam distribuídos em seis acampamentos. Também foram encontrados 462 quilos de ouro com os criminosos.

Ainda segundo o órgão, o uso das chamadas balsas escariantes na Terra Indígena Kayabi tem causado impactos ambientais severos e afetado diretamente as populações tradicionais. Essas embarcações utilizam grandes brocas, motores potentes e canos de sucção que destroem as margens dos rios, assoreiam os cursos d’água e alteram suas características naturais.
 

x