Uma plataforma disponível na internet permite que sejam acessados dados sobre a criminalidade no oeste do estado do Pará. É o OBCRIT, o Observatório Criminal do Tapajós. A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da UFOPA, a Universidade Federal do Oeste do Pará.
Desde 2013, pesquisadores e acadêmicos da universidade colhem dados por meio de parceria com os órgãos de segurança dos municípios da região, como as policias civil e militar, além do Centro de Perícias Criminais.
Essas informações são inseridas em um mapa; e podem ser visualizadas por tipo de crime, o município e o bairro onde foi registrada a ocorrência.
Países como a Rússia e os Estados Unidos utilizam a mesma tecnologia do OBCRIT.
O professor da Ufopa, Jarsem Guimarães, destaca que os dados coletados apontam para um crescimento no crime de tráfico de drogas na região.
Entre os bairros com o maior número de registro de criminalidade estão Centro, Santarezinho e Nova República. Todos em Santarém. Jarsem fala sobre a importância do projeto.
Sonora;" A comunidade principalmente para saber, para ter informações do que está acontecendo. Por exemplo um turista que quer ir a uma cidade. Ele tem o conhecimento do que está acontecendo. Ele sabe os bairros seguros. A própria polícia sabe onde atuar e como atuar. Porque o que observamos é que as políticas propostas de combate as vezes são políticas gerais. Não são específicas para um tipo de delito. Se você aplica para determinado bairro uma política onde o que predomina é o furto, no outro bairro é diferente."
A plataforma registra atualmente informações apenas dos municípios de Santarém, Oriximiná e Almeirim. Mas os responsáveis pelo projeto estão em contato com o governo estadual para expandir a área de atuação da ferramenta para todo o estado.
O OBCRIT é fruto de uma parceria entre a Ufopa, a Ufpa, Universidade Federal do Pará e a Uepa, a Universidade do Estado do Pará, por meio do projeto Rede Brasil Amazônia de Gestão Estratégica em Defesa, Segurança Pública e Desenvolvimento.
Para visualizar os dados da plataforma, basta acessar o endereço eletrônico obcrit.com