Entrevista: Conheça o biovidro

Publicado em 28/10/2016 - 20:30 Por Apresentação Valter Lima - Brasília

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um tipo de biovidro flexível capaz de regenerar tecidos e acelerar o processo de cura de feridas mais graves , como escaras, e queimaduras de terceiro grau.


Nesta entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, a pesquisadora do Laboratório de Materiais Vítreos e integrante da equipe que desenvolveu o novo material, Marina Trevelin Souza, explica que esse material é baseado no biovidro, composto de sílica, cálcio e sódio, como um vidro comum, mas também possui uma concentração de cálcio e demais elementos que compõe o corpo humano: “Então quando a gente coloca esse material em contato com a ferida, com a pele exposta, ele começa a dissolver, vai se reincorporando ao corpo e acelera a regeneração da ferida”

 

Ela afirma que o biovidro é feito na forma de manta ou malha, parecido com gaze, e é um tecido flexível é bactericida, evitando que uma infecção se forme no local, o que acelera o processo de cura.


Com informações das Rádios EBC

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo