Entrevista: Conheça a pesquisa sobre o avanço da agropecuária sustentável no país

Entrevista

Publicado em 16/11/2016 - 18:30 Por Apresentação Marcelo Ferreira - Brasília

Uma pesquisa sobre a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), realizada com acompanhamento técnico da Embrapa Meio Ambiente (SP), mostrou grande adesão do setor agropecuário ao uso desse sistema.

 

Entre os pecuaristas, apenas nos últimos cinco anos, o aumento foi de 10%.; já com os produtores de grãos, o crescimento tem sido de 1% a cada cinco anos.

 

Nesta entrevista ao programa Brasil Rural, das Rádios Nacional AM, Rádio Nacional da Amazônia, e Rádio Nacional do Alto Solimões,  o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e integrante da Rede de Fomento ILPF, Ladislau Skorupa,  diz que  os estados que se destacam em área de adoção do método são Mato Grosso do Sul, com 2 milhões de hectares; Mato Grosso, com 1,5 milhão de hectares; Rio Grande do Sul, com 1,4 milhão de hectares; Minas Gerais, com 1 milhão de hectares; e Santa Catarina, com 680 mil hectares.


Entre os produtores cujo foco predominante é a pecuária, os principais fatores motivadores da adoção do sistema foram a redução de impactos ambientais, entendida como uma preocupação de adequar, ambientalmente, a atividade diante das pressões da sociedade e dos mercados, e o interesse dos pecuaristas na recuperação das pastagens. Já para os produtores de grãos, a motivação é o aumento da produtividade.

 

O avanço significa o incremento da capacidade adaptativa dos sistemas produtivos diante dos desafios impostos pela mudança do clima, além de potencializar ganhos biológicos e econômicos decorrentes do aumento da eficiência dos sistemas produtivos.

 

Todo este esforço contribui para o cumprimento das metas assumidas de forma voluntária pelo Brasil perante a Organização das Nações Unidas (ONU) na COP-15, e revisadas em Paris na COP-21.

 

Com informações das Rádios EBC

 

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo