Aplicativo promete facilitar comunicação entre surdos e ouvintes

Internet

Publicado em 13/06/2017 - 19:30 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Um sistema para facilitar a comunicação entre surdos e pessoas que não sabem a Língua Brasileira de Sinais. Essa é a ideia do aplicativo“Giulia – Mãos que falam”, lançado nesta terça-feira no Instituto Benjamin Constant, em Laranjeiras, na zona sul do Rio.

 

O funcionamento ocorre por meio de uma pulseira e de um sensor, que traduz os movimentos de quem está utilizando o aparelho em formato de voz. A transmissão é via bluetooth.A ferramenta pode ser baixada gratuitamente na internet.

 

A plataforma foi idealizada pelo Prof. Doutor de Eletrônica da Universidade Federal do Amazonas, Manuel Cardoso, que destaca o pioneirismo da iniciativa.

 

O secretário municipal da pessoa com deficiência, Geraldo Nogueira, disse que já estuda as possibilidades de implantação do aplicativo em escolas da prefeitura.

 

O Giulia recebeu este nome em homenagem a filha de um colega de profissão do idealizador da plataforma. A menina morreu aos 15 anos de paralisia cerebral e foi  ela quem fez os primeiros testes no aplicativo.

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo