Gestão dos recursos hídricos ainda é um desafio no país, diz diretor da ANA

Água

Publicado em 31/01/2018 - 11:37 Por Márcia Wonghon - Brasília

O Brasil enfrenta escassez de recursos hídricos em meio a abundância. Foi o que afirmou o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade, ao reconhecer que o país, embora tenha uma das maiores reservas de água doce do planeta e compartilhe a Bacia Amazônica com outros sete países, não está livre do racionamento.


Segundo ele, isso ocorre porque a água está distribuída de forma desigual, nas bacias hidrográficas brasileiras e, consequentemente, nos estados.


O último relatório “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil”, divulgado em dezembro de 2017, indica que cerca de 80% da água superficial do país encontra-se na Região Hidrográfica Amazônica, que possui baixa demanda por uso, enquanto o Nordeste concentra maior população e detém apenas 3,3% de todos os recursos hídricos do país.


Quem aponta alternativas para melhorar essa disparidade é o professor do Departamento Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB) Sérgio Koide, especialista em recursos hídricos.


“Como contornar a situação é complexo, uma das alternativas na questão de abastecimento humano e agricultura foi a transposição do São Francisco. Aí pode vir a pergunta: por que não transpor também as águas da Bacia Amazônica?”, questiona.


Esses e outros temas serão debatidos durante o Fórum Mundial da Água, de 19 a 23 de março, na capital federal. A expectativa, dos organizadores é que, após o evento, as pessoas entendam que do uso consciente e sustentável dos recursos hídricos pode-se evitar a escassez desse precioso insumo, indispensável à vida.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo