Técnica que usa filtro na cor verde ajuda crianças com dislexia

Pesquisa

Publicado em 17/09/2018 - 16:55 Por Wellington Barros - Brasília

Um estudo publicado por pesquisadores brasileiros e franceses comprovou, por meio do monitoramento do movimento dos olhos, que um filtro na cor verde ajuda a aumentar a velocidade de leitura de crianças com dislexia.

 

A utilização dessa técnica foi patenteada na década de 1980, mas até então ainda não tinha sido submetida a testes mais rigorosos.

 

A pesquisa conseguiu mapear o comportamento visual de crianças de 9 e 10 anos durante testes de leitura sob diferentes condições cromáticas. O resultado foi a fixação 100 milésimos mais rápida de trechos de palavras, como explica o Phd em Controle Motor, José Barela.

 

A técnica é bem difundida na França, onde parte desse estudo foi realizado, e também na Europa, mas é ainda pouco aplicada no Brasil. O especialista ressalta que o filtro verde não é um tratamento para dislexia, mas altera o estímulo visual e ajuda a ativar áreas específicas do cérebro vinculadas à leitura e escrita, daí a melhora no desempenho.

 


José Barela lembra da possibilidade de que, com o tempo, as crianças se habituem com filtro verde e consequentemente seja necessário recuperar o efeito com estímulo de outra cor. Para compreensão mais detalhada, serão estudados estímulos diferentes para que as crianças com dislexia possam ler com melhor fluência.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo