A Organização das Nações Unidades (ONU) quer saber a opinião dos brasileiros sobre a vida nas cidades.
Até o dia 24 de dezembro, a ONU realiza uma pesquisa online sobre os centros urbanos. O levantamento traz 29 perguntas de múltipla escolha sobre temas como transporte, inclusão, serviços básicos e transparência.
As Nações Unidas querem saber se o Brasil está cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A consulta pede que os moradores comparem a vida nos centros urbanos, hoje, e há dois anos.
Os participantes devem responder, por exemplo, se o acesso a transportes públicos seguros, acessíveis e sustentáveis na cidade onde vivem está melhorando ou se a qualidade da gestão de resíduos, como coleta de lixo e materiais recicláveis, está aumentando.
As respostas serão comparadas com dados oficiais, como os do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A ONU espera que os resultados possam ajudar gestores municipais a orientar políticas públicas capazes de responder aos desafios da urbanização.
As conclusões da pesquisa serão publicadas em um relatório no ano que vem.
Quem quiser colaborar e responder ao levantamento, pode acessar: consultas.colab.re/cidades-sustentaveis.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)