II Semana de Astronomia Indígena em Manaus terá observação do céu e sessão de planetário
A observação do céu é uma prática que faz parte da cultura indígena.
E os saberes desses povos tradicionais sobre o assunto vão ser discutidos na II Semana de Astronomia Indígena, que será realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de abril, em Manaus.
O evento é uma parceria do Sesc Amazonas com o Departamento de Física da Ufam, a Universidade Federal do Amazonas. Haverá palestras, oficinas, sessões planetárias e observação do céu com telescópio.
A II Semana de Astronomia Indígena busca valorizar a cultura indígena regional e leva em consideração que esses povos são profundos conhecedores do ambiente em que vivem e observam a influência da astronomia no dia-a-dia.
A programação é gratuita e vai ocorrer na unidade Sesc Balneário, no bairro Alvorada.
As inscrições do evento podem ser feitas enviando o nome completo, CPF e escolaridade para o e-mail: sala.ciencia@sesc-am.com.br
Grupos escolares também poderão se inscrever.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sm15vx)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 15/11/2024 - Forças de segurança reforçam policiamento no Rio durante o G20. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/11/2024 – Mesa de abertura do G20, no MAM, na zona central da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Euloge Glélé – Esculturas dos Deuses Africanos do Benim é uma das exposições inauguradas pelo Museu Afro Brasil em celebração ao Mês da Consciência Negra, no Parque Ibirapuera.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/11/2024 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, no G20, na zona central da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo H. Carvalho / Agência Bra Uma sala, quatro monitores e computadores, 60 câmeras e um policiamento ostensivo contribuíram para diminuir assaltos no transporte público de Sobradinho e Planaltina. O número de ocorrências caiu este ano, em comparação com 2019. Nos últimos dois meses não houve nenhum crime desse tipo registrado em coletivos nas duas cidades. Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)