Pesquisadores da UFSC desenvolvem prótese de laringe a baixo custo

Depois do câncer

Publicado em 16/11/2019 - 07:25 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Pacientes em tratamento de câncer na laringe, na maioria das vezes, precisam passar por uma cirurgia de retirada completa do órgão.


Além de fazer parte do sistema respiratório, a laringe é responsável pela emissão da voz.

 

Para poder voltar a falar, a alternativa para esses pacientes é usar uma prótese importada que custa em média R$ 2,5 mil e deve ser substituída a cada seis meses.

 

Pensando em como oferecer um produto mais acessível, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram um modelo nacional com um custo de R$ 40 reais por aparelho, como explica o professor do Departamento de Engenharia Mecânica a da Universidade Federal de Santa Catarina, Andrey Ricardo da Silva.

 

A pesquisa está em andamento desde 2017. De acordo com o pesquisador, para fazer a prótese de voz, os pesquisadores usaram impressão 3D em parte do processo.

 

O professor Andrey Ricardo conta que a equipe também busca desenvolver um novo protocolo de atendimento desses pacientes que precisam de prótese de voz.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todo ano, cerca de 8 mil brasileiros descobrem que tem esse tipo de câncer.

 

Até chegar ao mercado, os pesquisadores ainda precisam fazer os testes clínicos em pacientes. A estimativa é que, em dois anos, o primeiro modelo de prótese de voz desenvolvido no Brasil esteja disponível para comercialização.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo