Fóssil de dinossauro carnívoro mais antigo no mundo é encontrado no Brasil

Dinossauro carnívoro

Publicado em 01/01/2020 - 11:41 Por Gésio Passos - Brasília

Os extintos dinossauros passaram a ocupar o imaginário da população após a exibição de filmes como Jurrassic Park no cinema.

 

Tiranossauros Rex, Velociraptors e Dilophosaurus davam medo aos expectadores, pelo seu tamanho e ferocidade.

 

Mas uma descoberta da paleontologia brasileira, ciência que estuda os animais pré-históricos, vai ajudar a entender melhor estes grandes carnívoros que habitaram nosso planeta.

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de São Paulo publicaram no mês de novembro um artigo com a descoberta de um dos fósseis de dinossauro mais antigos do mundo, um predador do período Triássico, que viveu há mais de 230 milhões de anos atrás.

 

O professor da USP de Ribeirão Preto, Max Langer, que participou do estudo junto com pesquisadores gaúchos,  explica melhor como era o dinossauro.

 

O Gnathovorax Cabreira, ou Mandíbula Voraz, tinha 1 metro e 70 de altura e chegava a 3 metros de cumprimento, sendo um dos ascendentes direto dos grandes dinossauros carnívoros que vão surgir mais de 100 milhões de anos depois, como os temidos Tiranossauros, do período Cretácio.

 

A descoberta ocorreu na cidade de São João do Polêsine, no Rio Grande do Sul, e se destaca pelo estado de preservação dos ossos e por ter o esqueleto praticamente completo, uma raridade.

 

O alto grau conservação permitiu até a reconstrução por tomografias computadorizadas da morfologia do cérebro do animal.

 

O professor Max Langer explica a importância do fóssil encontrado no Rio Grande do Sul.

 

O Gnathovorax Cabreira revela a importância da pesquisa arqueológica na região gaúcha da Quarta Colônia, que através do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica, vem descobrindo dezenas de fósseis nos últimos anos.

 

No Brasil, outras regiões importantes de pesquisas paleontológicas são a Chapada do Araripe, no sul do Ceará, a região entre o Triangulo Mineiro e o Oeste de São Paulo.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo