Sistema de segurança japonês contra desastres é testado pelo governo

Tecnologia japonesa

Publicado em 06/12/2019 - 21:56 Por Lucas Faria - Brasília

Sistema de segurança contra desastres naturais é testado pelo governo brasileiro. A tecnologia permite enviar avisos de emergência pelo sinal da televisão digital.


A ação é feita a partir de um acordo entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil e o Ministério de Assuntos Internos e Comunicação do Japão, que quer demonstrar o funcionamento do sistema de emergência no país.


Um aviso sonoro é emitido nos aparelhos televisivos que possuem sinal digital, mesmo se eles estiverem desligados, e alertam a população para eventuais riscos ou anomalias naturais, como tempestades. 

 

A medida serviria, por exemplo, para evitar tragédias como a de Mariana e Brumadinho.

 

O diretor de Sistema de Engenharia da NHK, empresa japonesa de comunicação pública, afirma que o sistema serve para alertar a população em calamidades.


“O sistema funciona por meio de redes de Broadcasting. Essa rede é a certa para se fazer a cobertura e é muito confiável. Você pode mandar imagens e mensagens de maneira eficiente e simples. Então, em momentos de desastres, a informação pode ser entregue de maneira simples e confiável”.


A EBC, Empresa Brasil de Comunicação auxiliou e deu suporte à empresa japonesa para realização do teste.


O sistema ainda está em fase de estudos, e não existe previsão de um acordo para instalação do programa nas televisões brasileiras.

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo