Universo: No Dia Nacional da Astronomia, um recado especial de cientistas brasileiros

Universo

Publicado em 02/12/2019 - 18:13 Por Apresentação de Lana Cristina* - Brasília

O que Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e dom Pedro II têm em comum?

 

Bom, os dois primeiros frequentam os livros de geografia há tempos, e todo estudante que já passou do ensino fundamental deveria responder: eles foram astrônomos e matemáticos.

 

Copérnico, um polonês, que nasceu em 1473, criou a teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol, e não mais a Terra, como o centro do Sistema Solar.

 

Pois, bem mais tarde, o italiano Galileu Galilei descobriu as manchas solares, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea.

 

Nascido em 1564, Galileu Galilei não só abraçou a teoria do Heliocentrismo, como suas descobertas comprovaram as postulações de Copérnico. É considerado o pai da astronomia moderna.

 

Ué, mas e dom Pedro II? O que tem a ver com tudo isso?

 

Considerado um prodígio por ter passado a infância treinando para governar, afinal assumiu o trono com apenas 5 anos de idade, dom Pedro II era um erudito.

 

Patrocinou o conhecimento, a cultura e as ciências em geral, e era um apaixonado pela astronomia.

 

E 2 de dezembro, dia de seu aniversário, foi escolhido para a gente comemorar o Dia Nacional da Astronomia. Ele, aliás, é o patrono brasileiro dessa ciência que cuida da imensidão do universo.

 

E neste dia todo da astronomia, vários astrônomos e pesquisadores brasileiros mandaram recados especiais para os ouvintes do programa Universo.

 

* Sonoplastia de José Maria Pardal

 

Universo:  Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. Ouça aqui os programas já veiculados da série.

Últimas notícias
Saúde

Decisão sobre uso da Coronavac em crianças sairá em breve, diz Anvisa

A Anvisa fez, nesta segunda-feira (17), uma nova reunião on-line sobre o uso pediátrico da vacina CoronaVac. Dessa vez, também participaram os pesquisadores do Instituto Butantan, que representa a vacina no Brasil. 

Baixar arquivo
Política

Tesouro Nacional rejeita plano de recuperação fiscal do RJ

A Secretaria do Tesouro entendeu que a proposta encaminhada pelo Estado não garante o equilíbrio das suas finanças. O executivo fluminense tem prazo de cinco dias para se manifestar sobre a decisão.

Baixar arquivo
Saúde

8% de contaminados por covid ficam com o vírus no corpo por 30 dias

Com a probabilidade de que 8 em cada 100 pessoas com Covid-19 permaneçam com o vírus ativo no corpo por tanto tempo após o fim dos sintomas, podendo chegar a mais de 200 dias em casos extremos, os pesquisadores da USP afirmam que todos os pacientes deveriam ser testados antes de serem liberados ao trabalho e ao convívio social.

Baixar arquivo
Economia

Principais reservatórios do país têm melhora no cenário hídrico

Com o aumento do volume de chuvas nas últimas semanas, a previsão para as afluências, ou seja, a quantidade de chuvas que chegam aos reservatórios, permanecerá acima da média história nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste nesta semana, segundo o ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Baixar arquivo
Segurança

Números caem, mas índice de crimes violentos permanece alto no Brasil

Diversos estados brasileiros registram queda no número de crimes violentos em 2021, na comparação com 2020. Mas Fórum Nacional de Segurança considera os índices ainda muito altos, se comparados com o de outros países.

Baixar arquivo
Geral

Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. Quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Baixar arquivo