APP Rybená ajuda surdo acostumado com a Libra a entender textos em português

Pesquisa e Inovação

Publicado em 27/01/2020 - 10:35 Por Daniel Ito, da TV Brasil - Brasília

A comunidade surda no Brasil abrange cerca de 10 milhões de pessoas. Elas se comunicam por meio da Libras, a Língua Brasileira de Sinais, que é uma das línguas oficiais no país, ao lado do português.


Ao contrário do que muita gente pensa, a Libras não é uma simples gesticulação do português, mas sim uma língua com estrutura própria.


Por isso, muitos surdos que aprenderam a se comunicar em Libras têm dificuldade de ler e entender os textos em português.


É para ajudar a superar este problema que um grupo de programadores [de computador] de Brasília criou o Rybená, uma ferramenta que traduz da internet e de documentos digitais para a Língua Brasileira de Sinais.


Confira os detalhes com Daniel Ito, da TV Brasil.

Últimas notícias
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo