Este domingo tem superlua; se bem que há controvérsias entre astrônomos

Pesquisa e Inovação

Publicado em 09/02/2020 - 10:46 Por Sayonara Moreno - Brasília

Eclipes solares, lunares, conjunções e oposições de planetas, chuvas de meteoros e Marte escondido pela lua. Esses são alguns fenômenos astronômicos previstos para 2020.

 

Os amantes da astronomia podem se preparar porque neste domingo (9) já começa o show de beleza no céu: a primeira superlua do ano.

 

Em entrevista à Radioagência Nacional, o doutor em Física e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Marcelo Schappo, explica que a superlua ocorre devido à soma de dois eventos lunares.

 

A lua costuma dar voltas na terra em uma distância média de 384 mil quilômetros e pode chegar a 400 mil.

 

No perigeu, essa distância cai para 360 mil quilômetros. No entanto, o professor Marcelo Schappo explica que nem todos os observatórios consideram o fenômeno deste domingo, dia 9, como uma superlua.

 

Não há consenso sobre cada um desses episódios astronômicos envolvendo a lua. Mas, ainda que alguns considerem apenas uma fase cheia, vale muito a pena parar um instante para observar nosso único satélite natural dando um show de beleza no céu.

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo