Universo: 30 anos após registro de foto histórica, momento é de reflexão sobre o Pálido Ponto Azul

Universo

Publicado em 14/02/2020 - 05:30 Por Adrielen Alves - Brasília

Uma fotografia retirada da Terra há exatos 30 anos, mostrou o quão pequeno pode parecer o planeta Terra.

A 6 bilhões de quilômetros daqui, a sonda espacial Voyager I, fez um registro que ficou conhecido como o Pale Blue Dot - Pálido Ponto Azul.

Era a Terra que mesmo iluminada pelos raios solares, mais parecia um ponto de areia num universo absolutamente escuro, como disse o astrônomo americano Carl Sagan.

"Olhem de novo esse ponto. É aqui, é a nossa casa, somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um sobre quem você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram as suas vidas. O conjunto da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas confiantes, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e camponês, cada jovem casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada professor de ética, cada político corrupto, cada “superestrela”, cada “líder supremo”, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali – em um grão de pó suspenso num raio de sol.''

A observação de Sagan, considerado um ícone da divulgação científica no século XX, virou livro que trata da abrangência e das perspectivas da astronomia.

A foto icônica faz parte de uma série de outras imagens feitas pela sonda da Nasa do nosso sistema solar.  É o chamado Retrato de Família.

Bem, mas além de fotografar nosso sistema solar, a Voyager I, lançada ao espaço em 1977, tinha a missão de estudar Júpiter e Saturno, dois gigantes localizados na parte mais externa do nosso conjunto de planetas.

A Voyager foi além! Ultrapassou barreiras e ganhou o espaço interestelar.

E nós vamos falar das comemorações deste 14 de fevereiro, mas também sobre os achados da Voyager, com o astrônomo do Observatório Nacional no Rio de Janeiro Jorge Carvano.

Universo:  Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. Ouça aqui as edições já veiculadas da série.

* Texto alterado às 11h12 de 14/02/20.