Universo: 30 anos após registro de foto histórica, momento é de reflexão sobre o Pálido Ponto Azul

Universo

Publicado em 14/02/2020 - 05:30 Por Adrielen Alves - Brasília

Uma fotografia retirada da Terra há exatos 30 anos, mostrou o quão pequeno pode parecer o planeta Terra.


A 6 bilhões de quilômetros daqui, a sonda espacial Voyager I, fez um registro que ficou conhecido como o Pale Blue Dot - Pálido Ponto Azul.

 

Era a Terra que mesmo iluminada pelos raios solares, mais parecia um ponto de areia num universo absolutamente escuro, como disse o astrônomo americano Carl Sagan.


"Olhem de novo esse ponto. É aqui, é a nossa casa, somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um sobre quem você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram as suas vidas. O conjunto da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas confiantes, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e camponês, cada jovem casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada professor de ética, cada político corrupto, cada “superestrela”, cada “líder supremo”, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali – em um grão de pó suspenso num raio de sol.''

 

A observação de Sagan, considerado um ícone da divulgação científica no século XX, virou livro que trata da abrangência e das perspectivas da astronomia.

 

A foto icônica faz parte de uma série de outras imagens feitas pela sonda da Nasa do nosso sistema solar.  É o chamado Retrato de Família.

 

Bem, mas além de fotografar nosso sistema solar, a Voyager I, lançada ao espaço em 1977, tinha a missão de estudar Júpiter e Saturno, dois gigantes localizados na parte mais externa do nosso conjunto de planetas.


A Voyager foi além! Ultrapassou barreiras e ganhou o espaço interestelar.

 

E nós vamos falar das comemorações deste 14 de fevereiro, mas também sobre os achados da Voyager, com o astrônomo do Observatório Nacional no Rio de Janeiro Jorge Carvano.
 

 

Universo:  Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. Ouça aqui as edições já veiculadas da série.

 

* Texto alterado às 11h12 de 14/02/20. 

Últimas notícias
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo