Da infância ao ambiente acadêmico, mulheres enfrentam desafios para seguir na ciência

Universo

Publicado em 06/03/2020 - 19:39 Por Apresentação de Adrielen Alves - Brasília

Neste mês de março, Universo se dedicará a ouvir mulheres inspiradoras que movimentam a ciência brasileira.


Fomos atrás também de tentar entender alguns números que mostram uma tendência mundial: a desigualdade entre homens e mulheres em áreas científicas.

 

Segundo o Escritório das Nações Unidas para o Espaço Exterior (Unoosa), em se tratando de pesquisas sobre ciência, tecnologia, engenharias e matemática, as mulheres representam 28,8% desta força de trabalho no mundo,enquanto os homens,72,2%.  Quando o assunto é o espaço, a astronomia, este número cai ainda mais.

 

De acordo com o escritório das Nações Unidas, são 20% de mulheres e 80% de homens ligados a esta força de trabalho.

 

Em entrevista ao Universo, a gerente de Programas da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino, disse que este é um fenômeno mundial.

 

Segundo ela, as desigualdades começam na primeira infância e continuam a ser desafio na vida adulta.
 

A dupla jornada é apontada também em um estudo do Museu de Astronomia e Ciências Afins, o MAST, como uma das principais causas para o afastamento da mulher da carreira científica.

 

Mas não pára por aí!

 

A professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carolina Brito, conta que este é um dos pontos do chamado ‘’efeito tesoura’.
 

Carolina Brito, que também é coordenadora do projeto Meninas na Ciência no campus gaúcho, diz que quanto mais mulheres, maior competitividade e maior excelência.
 

A astrônoma porto-riquenha, pesquisadora do Observatório do Valongo, no Rio de Janeiro, Kárin Menéndez-Delmestre, acredita que estes números podem ser mudados. Como?  Dentro de sala de aula, com crianças e adolescentes.

 

Segundo ela, está na atenção, apoio e orientação dos professores uma das soluções para incentivar a participação das mulheres em áreas científicas.

 

A gerente da ONU Mulheres concorda e vai além. Para ela mudar este cenário depende de integração entre governo, iniciativa privada e escolas.
 

Só lembrando que durante todo este mês, vamos ouvir mulheres que têm feito a diferença na ciência e na astronomia no Brasil. 

 

Com produção de Graziele Bezerra e sonoplastia de José Maria Machado, da Radioagência Nacional, Adrielen Alves. 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo