Da infância ao ambiente acadêmico, mulheres enfrentam desafios para seguir na ciência

Universo

Publicado em 06/03/2020 - 19:39 Por Apresentação de Adrielen Alves - Brasília

Neste mês de março, Universo se dedicará a ouvir mulheres inspiradoras que movimentam a ciência brasileira.


Fomos atrás também de tentar entender alguns números que mostram uma tendência mundial: a desigualdade entre homens e mulheres em áreas científicas.

 

Segundo o Escritório das Nações Unidas para o Espaço Exterior (Unoosa), em se tratando de pesquisas sobre ciência, tecnologia, engenharias e matemática, as mulheres representam 28,8% desta força de trabalho no mundo,enquanto os homens,72,2%.  Quando o assunto é o espaço, a astronomia, este número cai ainda mais.

 

De acordo com o escritório das Nações Unidas, são 20% de mulheres e 80% de homens ligados a esta força de trabalho.

 

Em entrevista ao Universo, a gerente de Programas da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino, disse que este é um fenômeno mundial.

 

Segundo ela, as desigualdades começam na primeira infância e continuam a ser desafio na vida adulta.
 

A dupla jornada é apontada também em um estudo do Museu de Astronomia e Ciências Afins, o MAST, como uma das principais causas para o afastamento da mulher da carreira científica.

 

Mas não pára por aí!

 

A professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carolina Brito, conta que este é um dos pontos do chamado ‘’efeito tesoura’.
 

Carolina Brito, que também é coordenadora do projeto Meninas na Ciência no campus gaúcho, diz que quanto mais mulheres, maior competitividade e maior excelência.
 

A astrônoma porto-riquenha, pesquisadora do Observatório do Valongo, no Rio de Janeiro, Kárin Menéndez-Delmestre, acredita que estes números podem ser mudados. Como?  Dentro de sala de aula, com crianças e adolescentes.

 

Segundo ela, está na atenção, apoio e orientação dos professores uma das soluções para incentivar a participação das mulheres em áreas científicas.

 

A gerente da ONU Mulheres concorda e vai além. Para ela mudar este cenário depende de integração entre governo, iniciativa privada e escolas.
 

Só lembrando que durante todo este mês, vamos ouvir mulheres que têm feito a diferença na ciência e na astronomia no Brasil. 

 

Com produção de Graziele Bezerra e sonoplastia de José Maria Machado, da Radioagência Nacional, Adrielen Alves. 

Últimas notícias
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo