Seis projetos de pesquisa no Amazonas, voltados ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, vão receber apoio do governo estadual. O investimento será de aproximadamente R$ 1,6 milhão.
Os projetos beneficiados foram aprovados em Programa lançado por edital da Fapeam - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
Foram recebidas 25 propostas de pesquisadores interessados em atuar nas duas linhas temáticas do programa: pesquisa e desenvolvimento de insumos para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Amazonas; e pesquisa, serviço e desenvolvimento de protocolos de análises moleculares ou imunológicas.
De acordo com a diretoria da Fapeam, foram aprovados dois projetos a mais do que estava previsto no edital, isso porque os recursos solicitados pelos quatro primeiros contemplados foram inferiores à disponibilidade orçamentária prevista.
Os projetos têm prazo de execução de 12 meses, a contar da liberação do recurso. O prazo pode ser prorrogado a critério da Fapeam. A lista dos contemplados pode ser conferida site da Fundação em: fapeam.am.gov.br