Rio abriga espécie de macaco pouco conhecida pela ciência

Ciencia

Publicado em 27/05/2020 - 12:50 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos poucos estados brasileiros a abrigar um raro primata, ainda pouco conhecido pela ciência: o zogue-zogue, nativo do Amazonas e de Rondônia. A espécie é encontrada no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, o CPRJ.

 

A instituição faz  estudos, manutenção e reprodução de primatas da Mata Atlântica, em uma unidade no Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim, cidade na região turística Serra Verde Imperial, a cerca de 50 km da capital.

 

Os animais chegaram ao CPRJ, graças a apreensões realizadas pelo Ibama na região Norte do país. O centro completou 40 anos de criação em 2019 e tem como principal objetivo assegurar a continuidade das espécies, por meio de um banco genético que visa dar suporte às colônias de primatas brasileiros.

 

Administrado pelo Inea, Instituto Estadual do Ambiente, o CPRJ se dedica apenas a primatas de espécies nativas do Brasil,especialmente as ameaçadas de extinção. O primatólogo Alcides Pissinatti, chefe do CPRJ, diz que ainda se sabe pouco sobre a espécie zogue-zogue, porém explica que  esses primatas exercem papel estratégico na natureza.

 

Um dos frutos do trabalho de preservação do zogue-zogue no Centro foi o nascimento de crias em cativeiro , em novembro do ano passado. Atualmente são mantidos no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro mais de 340 primatas de 31 espécies para reprodução e reintrodução em áreas nativas.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo