Portal Ciência em casa lança desafio Caça aos Asteroides; inscrições terminam na quinta (25)

Portal Ciência em Casa

Publicado em 23/06/2020 - 15:55 Por Dayana Vítor - Brasília

Quem é fã de astronomia ou simplesmente um curioso sobre os mistérios do sistema solar e está com tempo livre, agora na pandemia da Covid-19, pode aproveitar para descobrir novos asteroides. Isso mesmo, aqueles corpos celestes que orbitam em torno do Sol. Você deve estar questionando como é possível fazer isso?

 

Basta participar do desafio Caça aos Asteroides, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. É só chamar amigos e até membros da sua família para formar uma equipe de cinco pessoas. Depois, faça a inscrição no site cienciaemcasa.mctic.gov.br. Mas é bom correr, porque a inscrições terminam na quinta-feira, dia 25 de junho.

 

Para começar a diversão, no dia 26 de junho, as equipes selecionadas serão treinadas para participar do desafio. Esses competidores vão baixar um programa de Colaboração Internacional para Pesquisas de Astronomia, o IASC, na sigla em inglês, com um pacote de imagens inéditas. O próximo passo será a procura pelos asteroides, como explica a treinadora oficial do IASC, Silvana Copceski.

 

Alex Moreira, de 17 anos, participa da Caça aos Asteroides desde 2018. Este ano não será diferente, ele irá competir mais uma vez com um grupo de amigos.

 

Já Caio Cavalari, de 16 anos, competiu em 2019 e sua paixão pela astronomia aumentou.

 

Os participantes da Caça aos Asteroides ganham, além de mais conhecimento, um certificado internacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo. Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

Baixar arquivo
Saúde

RJ inicia distribuição de seringas para vacinação de covid-19

Ao todo, nesta 1ª fase, a Secretaria de Estado de Saúde enviará 5 milhões e meio de seringas descartáveis aos 92 municípios fluminenses. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Baixar arquivo
Geral

Pará terá revisão de bandeira tarifária de energia

A partir deste sábado (17), a bandeira passa de laranja para vermelha. A medida, publicada no Diário Oficial do estado, busca conter a contaminação da covid-19 no Pará. A decisão leva em conta a capacidade hospitalar e a evolução da Covid-19 nas regiões do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Farmacêutica pede uso emergencial de imunizante Sputnik V

Pedido temporário e emergencial para utilização de 10 milhões de doses do imunizante Sputnik V no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Avião da Azul levará cilindros de oxigênio para Manaus

Aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas de carga, deve chegar à capital amazonense no final da tarde.

Baixar arquivo