Pesquisadores dos Estados Unidos e da Europa divulgam imagens inéditas do Sol

Sonda Solar Orbiter

Publicado em 18/07/2020 - 12:41 Por Victor Ribeiro - Brasília

Pesquisadores dos Estados Unidos e da Europa divulgaram imagens inéditas e bastante próximas do Sol. O material foi produzido a partir da sonda Solar Orbiter, que se aproximou da nossa estrela no mês passado. O lançamento da nave foi feito no dia 9 de fevereiro, em um trabalho conjunto entre duas agências espaciais: a ESA, européia, e a Nasa, dos Estados Unidos.


A Solar Orbiter começou a transmitir imagens reveladoras ainda enquanto testava os equipamentos de visualização de raios ultravioletas extremos. A missão foi a que mais se aproximou do Sol e revelou detalhes ainda desconhecidos.


Os pesquisadores se empolgaram e comemoraram o que chamaram de “excelente começo” e o nível de detalhe. Isso porque não esperavam resultados tão bons e tão cedo. Entre as imagens que mais chamaram a atenção dos cientistas estavam fogueiras na superfície solar, com dimensões até 1 bilhão de vezes menores do que as já observadas.


Essas fogueiras tomam conta de toda a superfície da estrela e, agora, o desafio é descobrir o que são elas. A principal hipótese é que sejam mini explosões que aquecem a atmosfera externa do Sol ou a coroa solar, criando um calor até 300 vezes maior que o observado na superfície do Sol.


Além de registrar o fenômeno, caberá à Solar Orbiter confirmar ou descartar essa hipótese. A pesquisa pretende compreender como funcionam as diferentes camadas da atmosfera solar e a influência da estrela na Terra e no Sistema Solar.


A sonda também conseguiu reduzir em 1 trilhão de vezes o brilho do Sol. Ao observar o espaço dessa forma, a Solar Orbiter identificou reflexos da luz solar na poeira interplanetária. É a chamada luz zodiacal. Essa descoberta será importante para estudar os ventos solares.


As imagens estão disponíveis nas páginas da Nasa e da ESA na internet.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo