Cidade serrana do Rio ganha centro de pesquisa e inovação de EPIs

Nova Friburgo

Publicado em 02/08/2020 - 15:56 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, vai entrar no roteiro de iniciativas voltadas para o combate ao novo coronavírus. Famosa por produzir 25% de toda a produção nacional de moda íntima, a cidade vai ganhar um Centro de Pesquisa , Desenvolvimento e Inovação voltado à indústria têxtil, para a produção de EPIs, Equipamento de Proteção Individual, utilizados por equipes de Saúde,que atuam no enfrentamento à pandemia.

 

O Centro de Pesquisa é uma parceria  entre o Instituto de Saúde Nova Friburgo, da Universidade Federal Fluminense, e o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, ligado à Universidade do Estado, a Uerj. O projeto é um dos contemplados pelo edital Ação Emergencial para Combater os Efeitos da Covid-19, promovido pelo governo fluminense, e conta com a união de profissionais de várias áreas do conhecimento e profissionais da indústria local.

 

Ao todo, 23 pesquisadores trabalham no desenvolvimento das atividades do Centro que, segundo o vice-coordenador do comitê gestor do projeto e professor do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Cláudio Fernandes, vai funcionar como um certificador na vigilância da qualidade de EPIs no mercado.

 

Ele também destaca que “mesmo quando a pandemia passar, a memória em relação à necessidade da qualidade de proteção permanecerá, por isso, não se trata de um investimento emergencial, mas uma possibilidade de longo prazo para atender a uma nova demanda”.

 

Todos os equipamentos produzidos neste primeiro momento serão destinados aos profissionais ligados diretamente ao enfrentamento da Covid-19, de maneira inteiramente gratuita. A rede formada para desenvolver o projeto também conta com a parceria do Senai e Rede de Empresas Fluminenses contra Efeitos da Covid-19.

 

O Centro de Pesquisa é financiado pela Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria Estadual de Saúde.

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo