Vacina de Oxford será testada em 10 mil voluntários no Brasil

Além da ampliação, faixa etária também foi estendida

Publicado em 16/09/2020 - 08:56 Por Anna Luísa Praser - Brasília

A vacina de Oxford será testada em mais pessoas aqui no Brasil. Isso porque a Anvisa, a Agência de Vigilância Sanitária autorizou ampliar o número de voluntários. Com isso, o total de participantes que vão receber as doses experimentais da vacina contra o novo coronavírus passou de 5 para 10 mil pessoas.

A faixa etária dos participantes do teste também foi ampliada e agora, pessoas com mais de 69 anos também farão parte dos ensaios clínicos. 

A produção da vacina é uma parceria entre a universidade britânica Oxford, e daí vem o nome dela, com a gigante farmacêutica, também britânica, AstraZeneca.

Além do acordo para compra e fabricação do imunizante no país, o Brasil é uma das nações onde os testes estão sendo realizados. A instituição responsável por conduzir as análises em voluntários brasileiros é a Unifesp, a Universidade Federal de São Paulo.

Até o momento, os testes eram realizados em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. Com a ampliação do número de participantes, o imunizante será testado também no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte.

Existe um acordo do governo federal para a aquisição de insumos para a produção da vacina aqui no Brasil. A ideia é adquirir princípios ativos para 30 milhões de doses até o início do ano que vem e depois, por meio de transferência de tecnologia, ter a produção de mais de 70 milhões de unidades da vacina em 2021, conduzidas pela Fundação Oswaldo Cruz.

É importante lembrar que há uma semana o laboratório AstraZeneca suspendeu os testes com a vacina, em razão de reações adversas em um voluntário na Inglaterra. No último sábado (12), no entanto, a Autoridade Sanitária do Reino Unido autorizou a retomada dos testes e nessa terça-feira o estudo recomeçou também no Brasil.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo