Guaraná e unha-de-gato podem reduzir fadiga de pacientes com câncer

Fitoterápicos são pesquisados na Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Publicado em 13/10/2020 - 12:45 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Cirurgia, quimioterapia, radioterapia são alguns dos tratamentos indicados no combate ao câncer. E para diminuir sintomas, como a fadiga, nos estágios mais avançados da doença, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Fundação ABC estudam a prescrição de fitoterápicos.

A pesquisa avaliou a eficácia de duas plantas amazônicas: a Uncaria tomentosa, mais conhecida como unha-de-gato, e a Paullinia cupana, o guaraná, como explica o oncologista Auro del Giglio.
A equipe médica realiza estudos nessa área há cerca de 15 anos. O pesquisador conta que o tratamento com essas substâncias já foi testado em hospitais e laboratórios da Fundação e os resultados são promissores.

Além de contribuir para a recuperação do bem-estar, o estudo mostrou que esses fitoterápicos podem ser um aliado no controle das náuseas. O doutor Auro del Giglio esclarece ainda que houve a redução de outro sintoma que preocupa pacientes oncológicos.

De acordo com o oncologista, o próximo passo é analisar a eficácia de outras ervas e a combinação entre elas.

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Anvisa recebe pedido para testes de vacina desenvolvida pela UFMG

A  SpiNTec será um imunizante 100% nacional desenvolvido no Centro Tecnológico de Vacina.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 2 milhões de doses da Pfizer chegam ao Brasil neste domingo

Mais de 2 milhões de doses da vacina Pfizer chegam neste domingo ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica cumpre o cronograma que previa a entrega, até o início de agosto, de 13 milhões de imunizantes. 

Baixar arquivo
Esportes

Judô brasileiro encerra Olimpíada com dois bronzes e mantém tradição

O judô brasileiro se despediu da Olimpíada de Tóquio (Japão) com duas medalhas de bronze. A participação terminou neste sábado (31), após eliminação nas quartas de final do torneio por equipes mistas.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo