Guaraná e unha-de-gato podem reduzir fadiga de pacientes com câncer

Fitoterápicos são pesquisados na Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Publicado em 13/10/2020 - 12:45 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Cirurgia, quimioterapia, radioterapia são alguns dos tratamentos indicados no combate ao câncer. E para diminuir sintomas, como a fadiga, nos estágios mais avançados da doença, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Fundação ABC estudam a prescrição de fitoterápicos.

A pesquisa avaliou a eficácia de duas plantas amazônicas: a Uncaria tomentosa, mais conhecida como unha-de-gato, e a Paullinia cupana, o guaraná, como explica o oncologista Auro del Giglio.
A equipe médica realiza estudos nessa área há cerca de 15 anos. O pesquisador conta que o tratamento com essas substâncias já foi testado em hospitais e laboratórios da Fundação e os resultados são promissores.

Além de contribuir para a recuperação do bem-estar, o estudo mostrou que esses fitoterápicos podem ser um aliado no controle das náuseas. O doutor Auro del Giglio esclarece ainda que houve a redução de outro sintoma que preocupa pacientes oncológicos.

De acordo com o oncologista, o próximo passo é analisar a eficácia de outras ervas e a combinação entre elas.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo