Universo: Lua e 3 planetas ficam visíveis com telescópios neste sábado

É a sétima edição do projeto Céu em Casa, do Observatório Nacional

Publicado em sábado, 21 Novembro, 2020 - 07:45 Por Adrielen Alves - Brasília

Este sábado (21) é dia de olhar para o céu! E com a ajuda de telescópios espalhados pelo país será possível observar a Lua, Júpiter, Saturno e Marte. Claro, lembrando, se as condições climáticas estiverem favoráveis.

É a sétima edição do projeto Céu em Casa: observação remota, do Observatório Nacional. A partir das 19h, começa a transmissão pelo Youtube do ON.

A iniciativa, em alta durante a pandemia, conta com a parceria de centros de estudos astronômicos, clubes de astronomia e planetários.

O calendário astronômico de 2020 já teve de superlua a ocultação de Marte. De chuva de meteoros até eclipse solar. Teve conjunção de planetas e aquela mais rara – que ocorre a cada duas décadas – entre Júpiter e Saturno também está prevista para este fim de ano.

Espetáculos que são aguardados por apaixonados pela astronomia e também por astrônomos profissionais.

Mas a dinâmica para uma observação profissional em um telescópio exige um quebra-cabeça, uma logística, que pouca gente sabe: quem vai observar? O quê? Em quais noites?

Funciona assim: duas vezes por ano, os observatórios fazem chamadas públicas para recebimento de propostas de pesquisas. Os interessados devem detalhar a questão científica a ser observada, quais são as condições de céu ideais, entre outros.

Quem decide como fica a escala é um Comitê de Alocação de Tempo, que avalia, então, o mérito científico e a viabilidade.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

IBGE divulga nova lista de subdivisões municipais do Brasil

O atual levantamento inclui mais 1 distrito e 6 subdistritos. A estrutura territorial brasileira mantém 5.568 municípios desde 2013 e inclui um distrito federal e um estadual: Brasília e Fernando de Noronha.

Baixar arquivo
Política

Senadores adiam para a próxima semana debate sobre PEC Emergencial

Texto prevê fim da obrigatoriedade de percentual mínimo de investimento em educação e saúde por parte de estados e municípios em situações consideradas de emergência, além de redução de 25% dos salários e da jornada dos servidores e empregados públicos.

Baixar arquivo
Economia

Caminhoneiros de Minas Gerais pedem redução do ICMS para 12%

Categoria ameaça interromper a distribuição de combustíveis se reivindicações não forem atendidas. Estado possui imposto mais caro do país (15%)

Baixar arquivo
Saúde

Governador do DF não descarta mais isolamento rígido

Após reunião com os prefeitos das cidades do entorno do DF, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que pode ser necessário fechar novamente estabelecimentos não essenciais e, até mesmo, decretar lockdown em função do avanço da covid-19 na região. 

Baixar arquivo
Economia

Caixa lança linha para compra de imóveis com juros da poupança

Prazo máximo é de 35 anos, com valor de até 80% do valor do imóvel. Somados à taxa de relacionamento do cliente com o banco, juros podem variar de 4,75% a 5,39%.

Baixar arquivo
Saúde

MP vai destinar ao mercado interno oxigênio que seria exportado

Medida Provisória busca ampliar o abastecimento de oxigênio no momento em que a pandemia volta a crescer no país

Baixar arquivo