Universo: Lua e 3 planetas ficam visíveis com telescópios neste sábado

É a sétima edição do projeto Céu em Casa, do Observatório Nacional

Publicado em sábado, 21 Novembro, 2020 - 07:45 Por Adrielen Alves - Brasília

Este sábado (21) é dia de olhar para o céu! E com a ajuda de telescópios espalhados pelo país será possível observar a Lua, Júpiter, Saturno e Marte. Claro, lembrando, se as condições climáticas estiverem favoráveis.

É a sétima edição do projeto Céu em Casa: observação remota, do Observatório Nacional. A partir das 19h, começa a transmissão pelo Youtube do ON.

A iniciativa, em alta durante a pandemia, conta com a parceria de centros de estudos astronômicos, clubes de astronomia e planetários.

O calendário astronômico de 2020 já teve de superlua a ocultação de Marte. De chuva de meteoros até eclipse solar. Teve conjunção de planetas e aquela mais rara – que ocorre a cada duas décadas – entre Júpiter e Saturno também está prevista para este fim de ano.

Espetáculos que são aguardados por apaixonados pela astronomia e também por astrônomos profissionais.

Mas a dinâmica para uma observação profissional em um telescópio exige um quebra-cabeça, uma logística, que pouca gente sabe: quem vai observar? O quê? Em quais noites?

Funciona assim: duas vezes por ano, os observatórios fazem chamadas públicas para recebimento de propostas de pesquisas. Os interessados devem detalhar a questão científica a ser observada, quais são as condições de céu ideais, entre outros.

Quem decide como fica a escala é um Comitê de Alocação de Tempo, que avalia, então, o mérito científico e a viabilidade.