Universo: Presença de água fora da Terra indica existência de vida?

Estudos apontam para existência de água em Marte e luas

Publicado em 13/11/2020 - 12:04 Por Adrielen Alves - Brasília

A busca por água fora da Terra – em outros planetas e luas – tem aquecido os estudos e achados astronômicos.
O recente anúncio da detecção de moléculas de água em parte da Lua que é iluminada pelo Sol fez crescer a expectativa pela construção de uma base lunar. Especialmente, às vésperas da missão Artemis, da Nasa que levará a primeira mulher ao nosso satélite natural, prevista para 2024.

Mas, por que encontrar água fora da Terra é tão importante assim?
Porque a presença de água pode ser indicativo da existência de vida, segundo os cientistas. Vida como conhecemos no nosso planeta, como, por exemplo, a de extremófilos, que são aqueles seres capazes de resistir a temperaturas e condições extremas.

Quem explica é o pesquisador do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Douglas Galante.

Além da Lua, aqui no nosso sistema solar, o recurso natural foi confirmado em estado líquido no polo sul de Marte.
Segundo os estudos de um grupo de italianos publicados na revista Science, existem bolsões de água no Planeta Vermelho de forma intermitente. Antes, as pesquisas apontavam a água na forma de gelo, que derretia na superfície apenas durante o verão.
O planeta, que já teve características bem parecidas com a Terra há bilhões de anos, agora é o caminho de pelo menos três missões – dos Estados Unidos, da China e dos Emirados Árabes.
Diante dos achados, a pergunta que pode ser respondida na próxima década é: Marte já teve ou ainda abriga alguma forma de vida?

Ainda no nosso sistema solar, os achados de sondas espaciais mostram vapor de água sendo expelido em luas, como Europa – de Júpiter – e Encélados – de Saturno. E isso pode indicar que existem oceanos embaixo de uma crosta de gelo, assim como já foi identificado também em Titã, outra lua de Saturno.
Nos últimos anos também, vimos o aumento de descobertas de exoplanetas – aqueles que ficam fora do nosso sistema solar.

Alguns, são chamados de SuperTerras, por parecem muito com o nosso planeta. Eles ficam em zonas potencialmente habitáveis, ou seja, têm temperatura e radiação ideais, além de estarem na distância ideal das estrelas que orbitam.
E um exoplaneta, em especial, chamou a atenção: o k2 18b, que foi descoberto por cientistas do Reino Unido. Ele tem 8 vezes a massa da Terra e está a mais de 100 anos luz daqui e tem indícios de oceanos e água em estado líquido por lá.

De acordo com os pesquisadores, onde existe oceano, pode haver vida.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Queiroga diz que avião com vacinas da Janssen chega na terça (22)

Anúncio foi feito após uma previsão inicial de receber três milhões de doses até 15 de junho não ser confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, sem explicações dos motivos.

Baixar arquivo
Geral

Operação de segurança investiga grupos criminosos que agem na BR-101

As Polícias Civil e Rodoviária Federal deram início, nesta segunda-feira (21), à segunda fase da Operação Estrada Segura, contra grupos de criminosos que agem na BR-101, na altura do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Baixar arquivo
Geral

''Yoga me ensinou a caminhar para dentro'', diz praticante

''Yoga me ensinou a caminhar para dentro, a olhar para mim mesma'', diz a advogada Ana Luísa Borba que encontrou na tradição indiana a forma de controlar a ansiedade e ter mais equilíbrio para lidar com os desafios da vida.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Perfis propagadores de desinformação são removidos de redes sociais

Desde o começo do ano, as plataformas de redes sociais passaram a bloquear ou até mesmo remover perfis apontados como propagadores de desinformação e discurso de ódio. Entre eles o do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Baixar arquivo
Saúde

Mulheres de 49 anos começam a ser vacinadas no Rio de Janeiro

O primeiro dia do inverno marca a vacinação contra a covid-19 para as mulheres de 49 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Esportes

Comitê define limite de 10 mil espectadores nas Olimpíadas de Tóquio

O limite foi estabelecido pelo Comitê Organizador dos Jogos e não poderá exceder os 50% da capacidade de cada arena de competição.

 

Baixar arquivo