Universo: Presença de água fora da Terra indica existência de vida?

Estudos apontam para existência de água em Marte e luas

Publicado em sexta-feira, 13 Novembro, 2020 - 12:04 Por Adrielen Alves - Brasília

A busca por água fora da Terra – em outros planetas e luas – tem aquecido os estudos e achados astronômicos.
O recente anúncio da detecção de moléculas de água em parte da Lua que é iluminada pelo Sol fez crescer a expectativa pela construção de uma base lunar. Especialmente, às vésperas da missão Artemis, da Nasa que levará a primeira mulher ao nosso satélite natural, prevista para 2024.

Mas, por que encontrar água fora da Terra é tão importante assim?
Porque a presença de água pode ser indicativo da existência de vida, segundo os cientistas. Vida como conhecemos no nosso planeta, como, por exemplo, a de extremófilos, que são aqueles seres capazes de resistir a temperaturas e condições extremas.

Quem explica é o pesquisador do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Douglas Galante.

Além da Lua, aqui no nosso sistema solar, o recurso natural foi confirmado em estado líquido no polo sul de Marte.
Segundo os estudos de um grupo de italianos publicados na revista Science, existem bolsões de água no Planeta Vermelho de forma intermitente. Antes, as pesquisas apontavam a água na forma de gelo, que derretia na superfície apenas durante o verão.
O planeta, que já teve características bem parecidas com a Terra há bilhões de anos, agora é o caminho de pelo menos três missões – dos Estados Unidos, da China e dos Emirados Árabes.
Diante dos achados, a pergunta que pode ser respondida na próxima década é: Marte já teve ou ainda abriga alguma forma de vida?

Ainda no nosso sistema solar, os achados de sondas espaciais mostram vapor de água sendo expelido em luas, como Europa – de Júpiter – e Encélados – de Saturno. E isso pode indicar que existem oceanos embaixo de uma crosta de gelo, assim como já foi identificado também em Titã, outra lua de Saturno.
Nos últimos anos também, vimos o aumento de descobertas de exoplanetas – aqueles que ficam fora do nosso sistema solar.

Alguns, são chamados de SuperTerras, por parecem muito com o nosso planeta. Eles ficam em zonas potencialmente habitáveis, ou seja, têm temperatura e radiação ideais, além de estarem na distância ideal das estrelas que orbitam.
E um exoplaneta, em especial, chamou a atenção: o k2 18b, que foi descoberto por cientistas do Reino Unido. Ele tem 8 vezes a massa da Terra e está a mais de 100 anos luz daqui e tem indícios de oceanos e água em estado líquido por lá.

De acordo com os pesquisadores, onde existe oceano, pode haver vida.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Eleições 2020

Relembre medidas contra Covid-19 que devem ser cumpridas no domingo

37 milhões de brasileiros vão escolher o futuro prefeito neste 2º turno. Quem não votou no 1º turno pode comparecer às urnas neste domingo - mesmo quem ainda não justificou a ausência. Mas é preciso lembrar de tomar precauções para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Eleições 2020

TSE aprova envio de Força Federal para mais duas capitais

A Força Federal é composta por militares das forças armadas, e atua durante as eleições na segurança do processo eleitoral, garantindo o livre exercício do voto. Nessa quinta-feira, a Justiça Eleitoral já havia aprovado o emprego da Força Federal para Manaus, no Amazona; e Fortaleza e Caucaia, no Ceará.

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura de São Carlos decreta estado de emergência

A cidade foi atingida por um forte temporal na tarde dessa quinta-feira. Pelo menos 150 moradores tiveram que ser resgatados de áreas alagadas. A área central foi uma das mais impactadas. Mais de 100 lojas da região foram inundadas, carros foram arrastados e várias ruas tiveram o asfalto arrancado com a força da água.

Baixar arquivo
Geral

Bares e casas de shows vão reabrir no AM a partir de 1º de dezembro

Esses locais podem ficar abertos até uma hora da manhã, mas não é pra ter festa e nem pode usar a pista de dança. A ocupação máxima é de 50% da capacidade, e de no máximo 500 pessoas. Por exemplo, estabelecimentos com capacidade de receber 3 mil pessoas só podem receber até 500 clientes.

Baixar arquivo
Eleições 2020

TSE: testes preparatórios para segundo turno começam hoje

O Tribunal Superior Eleitoral alerta que, por causa disso, pode haver instabilidade nos sites do órgão e dos tribunais regionais eleitorais entre 23h desta sexta-feira e 4h de sábado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Sementes misteriosas enviadas pelo correio contêm pragas nocivas

Desde agosto - quando publicou o alerta do envio por remetentes desconhecidos e de outros países via Correios, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás analisou 36 amostras. Moradores receberam pacotes de sementes sem terem feito qualquer solicitação. Espécies representam ameaça à agricultura brasileira.

Baixar arquivo