Fibra óptica submarina ligará Fortaleza a Sines, em Portugal

Cabos permitem melhor conectividade e devem atrair investimentos

Publicado em 10/12/2020 - 20:49 Por Renata Martins - Brasília

Sabe aquela conectividade mais rápida oferecida por operadoras para casas e empresas? Ela é feita por fibra óptica – fios muito finos dentro de um cabo fazem essa conexão.

Agora imagine esses cabos percorrendo 6 mil quilômetros, saindo do Brasil, passando pelo mar e chegando à Europa.

Pois é. Na próxima semana, em Fortaleza, Ceará, será feito o lançamento de cabos de fibra óptica submarinos em direção à cidade de Sines, em Portugal.

Quando entrar em funcionamento, a nova tecnologia vai ajudar, por exemplo, na reprodução de vídeos e filmes, jogos virtuais, computação em nuvem e nas transações bancárias. Segundo o Ministério das Comunicações, o serviço deverá beneficiar negócios digitais e atrair investimentos.

A previsão é que o projeto seja concluído no meio do próximo ano. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, deu detalhes da operação.

Segundo o ministro, a iniciativa vai preparar o Brasil para receber a tecnologia 5G para celulares.

Atualmente, um único cabo submarino conecta a Europa à América do Sul, mas é destinado exclusivamente ao tráfego de voz e tem velocidade de 10 gigas.

O novo cabo de fibra óptica vai proporcionar o tráfego de dados a 72 Tbps e latência de 60 milissegundos. Latência é aquele tempinho de espera quando a internet fica carregando.

O investimento de R$ 1 bilhão foi feito pela empresa EllaLink, proprietária e operadora dos serviços que serão oferecidos pela fibra.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Mais de 80 milhões estão imunizados contra a covid no Brasil

Mais da metade da população adulta do país está protegida com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. O número corresponde a mais de 80 milhões e 500 mil pessoas, num universo de aproximadamente 158 milhões de adultos do país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Umidade no centro-oeste pode ficar abaixo dos 12% até esta quarta (22)

Quem avisa é o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta segunda-feira (20) o Inmet emitiu o alerta vermelho para a baixa umidade no centro-oeste e parte do Tocantins devido a uma massa de ar quente e seco.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses

A fundação entregou nesta segunda-feira (20) mais 937 mil doses da vacina contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite duelo de brasileiros pela Libertadores

A Rádio Nacional transmite Palmeiras e Atlético-MG começam a decidir, nesta terça, quem vai à final da Libertadores da América. O primeiro duelo dos brasileiros pela vaga será, na Arena Allianz Park, em São Paulo às 21h30.

Baixar arquivo
Saúde

Painel Covid-19 divulga evolução das variantes no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do RIo de Janeiro passa a publicar online semanalmente o monitoramento das variantes do novo coronavírus no território fluminense.

Baixar arquivo
Esportes

Cuiabá e Fluminense fecham rodada do Brasileirão nesta segunda

A rodada 21 do Brasileirão vai se completar, nesta segunda, às 20h, com Cuiabá x Fluminense. A partida irá acontecer, na Arena Pantanal.

Baixar arquivo