INCA faz estudo sobre capacidade de reprodução do vírus HIV

Pesquisa é parceria com instituições dos EUA e da África do Sul

Publicado em 17/12/2020 - 10:40 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, em parceria com instituições dos Estados Unidos e da África do Sul, ajuda a explicar a alta capacidade de reprodução do vírus HIV, logo no início da infecção.

A bióloga brasileira Lívia Ramos Goes, primeira autora da pesquisa, relata que a principal contribuição do estudo é mostrar a capacidade de uma proteína viral se ligar às células do sistema imune, deixando essas células mais suscetíveis à replicação do vírus, no intestino.

A descoberta chega justamente no mês da campanha que chama a atenção da sociedade para a quebra de tabus sobre o HIV e a aids. O Dezembro Vermelho propõe substituir o medo pela esperança, e o preconceito pela solidariedade.

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 920 mil pessoas vivem hoje com HIV no Brasil, sendo o maior número de casos em pessoas da faixa etária entre 25 a 39 anos.

O HIV é listado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer como carcinógeno do tipo 1, que induz indiretamente a diversos tipos de tumores.

Desde que a pandemia de HIV foi reconhecida, na década de 1980, pesquisadores tentam desenvolver novas formas de tratamentos e também uma vacina contra o vírus. A doença, que assustou o mundo com altos índices de letalidade, hoje tem tratamento capaz de garantir qualidade de vida aos infectados.

 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo