INCA faz estudo sobre capacidade de reprodução do vírus HIV

Pesquisa é parceria com instituições dos EUA e da África do Sul

Publicado em 17/12/2020 - 10:40 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, em parceria com instituições dos Estados Unidos e da África do Sul, ajuda a explicar a alta capacidade de reprodução do vírus HIV, logo no início da infecção.

A bióloga brasileira Lívia Ramos Goes, primeira autora da pesquisa, relata que a principal contribuição do estudo é mostrar a capacidade de uma proteína viral se ligar às células do sistema imune, deixando essas células mais suscetíveis à replicação do vírus, no intestino.

A descoberta chega justamente no mês da campanha que chama a atenção da sociedade para a quebra de tabus sobre o HIV e a aids. O Dezembro Vermelho propõe substituir o medo pela esperança, e o preconceito pela solidariedade.

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 920 mil pessoas vivem hoje com HIV no Brasil, sendo o maior número de casos em pessoas da faixa etária entre 25 a 39 anos.

O HIV é listado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer como carcinógeno do tipo 1, que induz indiretamente a diversos tipos de tumores.

Desde que a pandemia de HIV foi reconhecida, na década de 1980, pesquisadores tentam desenvolver novas formas de tratamentos e também uma vacina contra o vírus. A doença, que assustou o mundo com altos índices de letalidade, hoje tem tratamento capaz de garantir qualidade de vida aos infectados.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo
Geral

Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

Baixar arquivo
Saúde

AM: Vigilância em Saúde alerta para risco de doenças devido às cheias

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para o risco de transmissão de doenças, e faz um alerta: a população deve ficar atenta durante a limpeza das residências, para a presença de animais peçonhentos.

Baixar arquivo
Segurança

Formulário que avalia risco para mulher que sofre violência vira lei

Documento precisará ser aplicado preferencialmente pela Polícia Civil. Entre as questões a serem respondidas  estão se a vítima está grávida; se o agressor tem acesso a armas e faz uso de drogas ou álcool; e se os filhos já presenciaram as agressões.

Baixar arquivo
Cultura

Inhotim reabre as portas após mais de um ano sem funcionar

Para a reabertura, medidas de segurança foram reforçadas, como ter apenas 10% da ocupação total, no máximo 500 visitantes e funcionamento somente de sexta a domingo. O ingresso deve ser adquirido de forma antecipada no site do museu.

Baixar arquivo