INCA faz estudo sobre capacidade de reprodução do vírus HIV

Pesquisa é parceria com instituições dos EUA e da África do Sul

Publicado em 17/12/2020 - 10:40 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, em parceria com instituições dos Estados Unidos e da África do Sul, ajuda a explicar a alta capacidade de reprodução do vírus HIV, logo no início da infecção.

A bióloga brasileira Lívia Ramos Goes, primeira autora da pesquisa, relata que a principal contribuição do estudo é mostrar a capacidade de uma proteína viral se ligar às células do sistema imune, deixando essas células mais suscetíveis à replicação do vírus, no intestino.

A descoberta chega justamente no mês da campanha que chama a atenção da sociedade para a quebra de tabus sobre o HIV e a aids. O Dezembro Vermelho propõe substituir o medo pela esperança, e o preconceito pela solidariedade.

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 920 mil pessoas vivem hoje com HIV no Brasil, sendo o maior número de casos em pessoas da faixa etária entre 25 a 39 anos.

O HIV é listado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer como carcinógeno do tipo 1, que induz indiretamente a diversos tipos de tumores.

Desde que a pandemia de HIV foi reconhecida, na década de 1980, pesquisadores tentam desenvolver novas formas de tratamentos e também uma vacina contra o vírus. A doença, que assustou o mundo com altos índices de letalidade, hoje tem tratamento capaz de garantir qualidade de vida aos infectados.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Paciente com covid tem alta após transplante duplo de pulmões

Henrique Batista do Nascimento teve alta do hospital na noite dessa segunda-feira (20) e, agora, ele, a esposa Kattiane Mendes, e o filho fazem planos.

Baixar arquivo
Saúde

Média móvel de mortes por covid diminui, mas ainda é de 510 óbitos

Mais de 142 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o que corresponde a mais de 90% dos adultos do país, estão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A imunização completa, com as duas doses ou dose única, alcançou mais de 50% do público-alvo. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lançado no Rio o projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Guandu

Um projeto para recuperação da mata ciliar do Rio Guandu, que corta 15 municípios do estado, foi lançado pela  Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, nesta terça-feira. A ação celebra o  Dia Mundial da Árvore, e prevê o plantio de 1 milhão de árvores em até cinco anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central prevê 118 ações. A  reserva foi criada em 2001 e engloba 30 municípios do Amazonas e um de Roraima, cobrindo 197 mil quilômetros quadrados, área equivalente a quase todo o estado do Paraná.

Baixar arquivo
Segurança

RJ vai implantar sistema de câmeras nos uniformes das Polícias

Serão adquiridos, por meio de licitação, 22 mil equipamentos de filmagem que, segundo o governo, além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, aumentarão a transparência e a fiscalização das ações policiais. As imagens geradas pelo sistema ficarão armazenadas por até um ano.

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense empata com Cuiabá e fica na 8ª posição no Brasileirão

O Fluminense empatou com o Cuiabá nesta segunda-feira (20) por 2 a 2 e, agora, ocupa a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá está em nono lugar.

Baixar arquivo