Satélite brasileiro é enviado à Índia de onde será lançado em 2021

Amazônia 1 vai monitorar desmatamentos na floresta

Publicado em 22/12/2020 - 13:02 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O Brasil rumo ao Espaço.

O satélite produzido com tecnologia totalmente  brasileira segue para Índia, onde vai ser lançado na órbita do planeta. 

O embarque do satélite Amazônia 1 foi feito nessa terça-feira (22), no aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O equipamento que pesa 638 quilos, tem seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, vai agora para a Índia e deve ser lançado ao espaço em fevereiro do ano que vem.

Já em órbita, o satélite deve ficar a uma distância de 723 quilômetros de altura.

O equipamento foi desenvolvido com tecnologia nacional e vai ser usado para o monitoramento de desmatamentos, principalmente na região amazônica.

O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, comemorou o embarque do satélite.

O ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, não participou da cerimônia de embarque, mas gravou uma mensagem de boas festas para a equipe que participou do projeto.

Depois que entrar em órbita, o Amazônia 1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A.

 


 

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo