Satélite brasileiro é enviado à Índia de onde será lançado em 2021

Amazônia 1 vai monitorar desmatamentos na floresta

Publicado em 22/12/2020 - 13:02 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O Brasil rumo ao Espaço.

O satélite produzido com tecnologia totalmente  brasileira segue para Índia, onde vai ser lançado na órbita do planeta. 

O embarque do satélite Amazônia 1 foi feito nessa terça-feira (22), no aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O equipamento que pesa 638 quilos, tem seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, vai agora para a Índia e deve ser lançado ao espaço em fevereiro do ano que vem.

Já em órbita, o satélite deve ficar a uma distância de 723 quilômetros de altura.

O equipamento foi desenvolvido com tecnologia nacional e vai ser usado para o monitoramento de desmatamentos, principalmente na região amazônica.

O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, comemorou o embarque do satélite.

O ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, não participou da cerimônia de embarque, mas gravou uma mensagem de boas festas para a equipe que participou do projeto.

Depois que entrar em órbita, o Amazônia 1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A.

 


 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Rio: campanha arrecada potes de vidro para doação de leite materno

A Maternidade Leila Diniz e o Via Parque Shopping, ambos na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, iniciaram nesta terça-feira (3) uma campanha para arrecadar frascos de vidro com tampa de plástico rosqueada.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil vence México nos pênaltis e se classifica para final no futebol

A classificação veio após vitória contra México nos pênaltis por 4 a 1, já que o placar de 0 a 0 permaneceu até o final da prorrogação. O confronto foi realizado no estádio Ibaraki Kashima, na cidade de Kashima.

Baixar arquivo
Esportes

Martine Grael e Kahena Kunze ganham medalha de ouro na vela

Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o bicampeonato da classe 49erFX da vela olímpica

Baixar arquivo
Esportes

Flávia Saraiva fica em sétimo na prova de trave da ginástica artística

Fechando a participação brasileira na ginástica artística, a carioca Flávia Saraiva representou o país nesta terça-feira (3) na final da prova de trave na Olimpíada de Tóquio e ficou na sétima posição. A disputa aconteceu no Centro de Ginástica de Ariake, na capital Tóquio.

Baixar arquivo
Educação

Começa nesta terça-feira o prazo de inscrições para o Sisu

Para participar do Sisu, é necessário que a nota da redação tenha sido maior que zero e que o estudante não tenha feito a prova na condição de treineiro, aqueles estudantes que fazem as provas antes de concluírem o ensino médio.

Baixar arquivo
Esportes

Paraná empata com o Ypiranga pela Série C

E vamos com os resultados desta segunda-feira. Pela Série C do Campeonato Brasileiro, o Paraná empatou com o Ypiranga do Rio Grande do Sul em 1 a 1. Nesta terça-feira, a bola rola para Série B do Campeonato Brasileiro. Às 19h, tem Brusque e Curitiba.

Baixar arquivo