Cientistas pedem inclusão do status de pai ou mãe no currículo

Publicado em 08/01/2021 - 15:02 Por Leandro Martins - Brasília

Um projeto busca alterar o currículo de pesquisadores acadêmicos na Plataforma Lattes, que é o sistema oficial do Brasil para cadastro de cientistas das diversas áreas do conhecimento.

É a campanha Parent in Science, que quer a inclusão da condição de paternidade ou maternidade entre os dados do pesquisador. O argumento é de que cientistas que têm filhos enfrentam mais dificuldades para conciliar essa condição com os estudos. Em alguns casos, chegam a interromper a carreira acadêmica durante anos, o que acaba afetando a produtividade.

Com a possibilidade de colocar a informação no currículo, recrutadores, universidades e agências de incentivo à pesquisa poderão compreender o motivo da queda na produção dos trabalhos.

A presidente-substituta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Zaira Turchi, afirma que a instituição é sensível a essa reivindicação.

Zaira Turchi ressalta que, mesmo com a concordância do CNPq sobre a reivindicação do movimento, qualquer alteração na Plataforma Lattes requer adaptações técnicas, o que precisa de  tempo e investimento.

A campanha Parent in Science tem uma página no Facebook. Em 2019, apresentou formalmente a reivindicação ao CNPq, mas ainda aguarda resposta.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Esportes

São Paulo é o vencedor da edição 2023 das Paralimpíadas Escolar

O estado de São Paulo foi o vencedor da edição deste ano das Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar.

Baixar arquivo
Geral

Braskem: moradores falam sobre a vida após a desocupação de bairros

Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. Esses são os bairros “fantasmas” no entorno da lagoa do Mundaú, em Maceió, que foram evacuados pelo risco de desabamento recorrente da exploração mineral de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem.
 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Baixar arquivo
Política

Parecer do TCU recomenda que Bolsonaro devolva presentes em 15 dias

Itens, como joias, foram ofertados ao Estado Brasileiro, segundo peça técnica do Tribunal. A proposta ainda deve passar pela análise do ministro Augusto Nardes, relator do caso.

Baixar arquivo
Política

Lula diz ainda ter esperança em acordo entre Mercosul e União Europeia

Presidente está em Berlim, onde também falou a jornalistas sobre a ofensiva israelense na Faixa de Gaza e criticou a atuação da ONU pela paz na região. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cúpula Social do Mercosul tem apelo por integração em direitos humanos

Evento foi retomado de forma presencial após sete anos. Tom das integrantes da mesa de abertura foi por cooperação não só econômica, mas de estreitamento de laços culturais e promoção de políticas de combate ao racismo, misoginia e precarização do trabalho.

Baixar arquivo