Cientistas pedem inclusão do status de pai ou mãe no currículo

Publicado em 08/01/2021 - 15:02 Por Leandro Martins - Brasília

Um projeto busca alterar o currículo de pesquisadores acadêmicos na Plataforma Lattes, que é o sistema oficial do Brasil para cadastro de cientistas das diversas áreas do conhecimento.

É a campanha Parent in Science, que quer a inclusão da condição de paternidade ou maternidade entre os dados do pesquisador. O argumento é de que cientistas que têm filhos enfrentam mais dificuldades para conciliar essa condição com os estudos. Em alguns casos, chegam a interromper a carreira acadêmica durante anos, o que acaba afetando a produtividade.

Com a possibilidade de colocar a informação no currículo, recrutadores, universidades e agências de incentivo à pesquisa poderão compreender o motivo da queda na produção dos trabalhos.

A presidente-substituta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Zaira Turchi, afirma que a instituição é sensível a essa reivindicação.

Zaira Turchi ressalta que, mesmo com a concordância do CNPq sobre a reivindicação do movimento, qualquer alteração na Plataforma Lattes requer adaptações técnicas, o que precisa de  tempo e investimento.

A campanha Parent in Science tem uma página no Facebook. Em 2019, apresentou formalmente a reivindicação ao CNPq, mas ainda aguarda resposta.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo