Pesquisas sobre soro de cavalos contra Covid-19 recebem financiamento

Faperj e Ministério da Ciência e Tecnologia liberaram recursos

Publicado em 04/02/2021 - 18:20 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Dois projetos que envolvem estudos com o chamado soro hiperimune contra a Covid-19, medicamento feito a partir do plasma sanguíneo de cavalos, receberam aporte de R$ 2,2 milhões da Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro.

Além desse montante, o Instituto Vital Brazil e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que estão desenvolvendo o soro, também ganharam subsídio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no valor de R$ 1 milhão.

A cerimônia de entrega, nesta quinta-feira, no Palácio Guanabara, contou com a presença de membros da comunidade científica fluminense e do governador em exercício Cláudio Castro, que destacou o esforço realizado por essas instituições na busca por tratamentos que amenizem os efeitos da Covid.

Os projetos contemplados têm como foco as diferentes etapas do desenvolvimento do soro equino, que segundo testes em laboratório, se mostrou eficaz contra três variações do novo coronavírus.

O trabalho começou em maio do ano passado, quando cinco cavalos do Instituto Vital Brazil foram inoculados com uma proteína S recombinante do coronavírus, produzida em laboratório. Depois de 70 dias, os plasmas dos animais apresentaram anticorpos muito mais potentes do que os produzidos naturalmente.

O soro contra a Covid-19 também está sendo pesquisado em outros países, entre eles a Argentina, onde o uso emergencial foi liberado no dia 10 de janeiro. No Brasil, o processo está quase lá.  O estudo foi aprovado pela Conselho de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e agora aguarda liberação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O tratamento não substitui a vacina, mas tem como vantagem o fato de a soroterapia ser usada há décadas com sucesso contra doenças como raiva e tétano, além de picadas de abelhas, cobras e outros animais peçonhentos, sem registro de reações adversas.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo