Robô da Nasa chega hoje (18) a Marte em busca de sinais de vida

Publicado em quinta-feira, 18 Fevereiro, 2021 - 16:05 Por Silvano Mendes, Rádio França Internacional - Paris

O planeta vermelho é o novo horizonte da conquista espacial. O robô da Nasa será o terceiro a atingir Marte em uma semana, depois das missões da China e dos Emirados Árabes Unidos. A aterrissagem de Perseverance está prevista para 18h55 (horário de Brasília) desta quinta-feira (18).

A missão americana chega a seu destino sete meses depois de ter decolado, em julho de 2020. Mas antes de pousar no solo marciano, Perseverance deverá realizar uma manobra altamente delicada, chamada de “sete minutos de terror”.

Nesse período, o robô deve reduzir sua velocidade bruscamente ao entrar na atmosfera de Marte e passar de 20.000 km/h à parada total e pousar na cratera de Jezero.

Somente a ação da atmosfera marciana não é suficiente para frear completamente o robô e a 11km de altura um imenso paraquedas supersônico, de 21 metros de diâmetro, será acionado.

Durante o pouso, a temperatura pode chegar a 1.300°C, mas um escudo térmico deve proteger o equipamento do calor excessivo. Depois da abertura do paraquedas, o escudo térmico é solto e Perseverance estará pela primeira vez exposto à atmosfera do planeta vermelho.

Uma nova tecnologia será utilizada, a “Terrain Relative Navigation (TRN, Navegação relativa ao terreno). O robô irá comparar as imagens feitas ao vivo por suas câmeras com mapas arquivados em seu sistema onde estão indicadas as áreas perigosas que devem ser evitadas para uma aterrissagem segura.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo