Técnica inovadora é aposta da ciência para um tipo de câncer do rim

Entre os pesquisadores está um brasileiro

Publicado em 12/02/2021 - 12:18 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Pesquisa com uma substância derivada da clorofila, conduzida por um brasileiro,  tem resultados iniciais animadores no tratamento de um tipo de câncer de rim. O tumor urotelial do trato superior, responsável por 5% a 10% dos cânceres do trato urinário,  ganha uma perspectiva de tratamento inovadora que consegue preservar o rim do paciente.

 O estudo em fase 1 mostrou evidências importantes da terapia para eliminar o tumor com uma ou no máximo duas sessões. O urologista mineiro Lucas Nogueira, um dos responsáveis pela pesquisa realizada na Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, explicou como é realizada a técnica inovadora.

Nogueira destaca as vantagens  para os pacientes, pelo baixo impacto que o método oferece. Após  cerca de 11 meses de acompanhamento, 93% dos voluntários mantiveram o rim que tinha sido afetado pelo câncer e a função renal não foi significativamente prejudica.

O tratamento, no entanto, é contraindicado para pacientes com distúrbios de coagulação ou que fazem uso de anticoagulante. O resultado promissor levou a FDA, agência reguladora americana, a autorizar a realização de estudo fase 3, sem a necessidade da etapa anterior. A nova fase do estudo começa em abril e vai envolver cerca de 20 centros localizados nos Estados Unidos, Europa e Israel.

De acordo com o urologista, se os resultados forem mantidos, o tratamento deverá ser avaliado pela FDA para uso em três anos. O Tumor Urotelial do Trato Alto é contabilizado junto ao câncer de rim e por isso não há dados exatos sobre a incidência no Brasil. Mas se sabe que é duas vezes mais comum em homens, principalmente a partir dos 60 anos.

O câncer é assintomático, sendo descoberto muitas vezes devido ao aparecimento de sangue na urina. o aumento da frequência urinária e dor ao urinar são outros sintomas que podem levar à descoberta da doença.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

México prepara a retomada da exigência de vistos para brasileiros

De acordo com a agência de notícias Reuters, o pedido foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Um documento do Ministério do Interior mexicano avalia que esta é uma forma de reduzir a onda de imigrações ilegais do Brasil para os Estados Unidos, passando pelo México.

Baixar arquivo
Esportes

Daiane dos Santos visita os atletas dos Jogos Universitários

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, receberam a visita de Daiane dos Santos. Campeã do mundo no solo em 2003 e com três olimpíadas na carreira.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança o Labcrie que é um laboratório de criatividade e inovação

Nesta sexta-feira, dia do professor, o Ministério da Educação lançou um projeto para instalar laboratórios de tecnologias para docentes da educação básica. O programa Labcrie, que significa Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica.

Baixar arquivo
Geral

INSS começa a testar serviço de abertura de benefícios em 7 cartórios

Sete cartórios no país vão testar um sistema para aceitar os pedidos de salário-maternidade e de pensão por morte, quando emitirem certidões de nascimento ou de óbito.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vasco enfrenta líder Coritiba em busca de vaga no G4

Faltam nove jogos para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e o Vasco ainda não alcançou o G4. A chance de chegar bem perto veio na rodada passada, mas o Cruzmaltino acabou perdendo para o Sampaio Corrêa, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Francisco Coelho, em Marabá, inaugura sala de lendas amazônicas

A Sala das Lendas conta ilustrações interativas e importantes personagens, que fazem parte das fábulas amazônicas como, por exemplo, o boto, a mulher de branco, a Matinta Pereira – uma bruxa idosa que assombra as casas das pessoas durante a noite - , além do tradicional boi bumbá.

Baixar arquivo