Técnica inovadora é aposta da ciência para um tipo de câncer do rim

Entre os pesquisadores está um brasileiro

Publicado em 12/02/2021 - 12:18 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Pesquisa com uma substância derivada da clorofila, conduzida por um brasileiro,  tem resultados iniciais animadores no tratamento de um tipo de câncer de rim. O tumor urotelial do trato superior, responsável por 5% a 10% dos cânceres do trato urinário,  ganha uma perspectiva de tratamento inovadora que consegue preservar o rim do paciente.

 O estudo em fase 1 mostrou evidências importantes da terapia para eliminar o tumor com uma ou no máximo duas sessões. O urologista mineiro Lucas Nogueira, um dos responsáveis pela pesquisa realizada na Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, explicou como é realizada a técnica inovadora.

Nogueira destaca as vantagens  para os pacientes, pelo baixo impacto que o método oferece. Após  cerca de 11 meses de acompanhamento, 93% dos voluntários mantiveram o rim que tinha sido afetado pelo câncer e a função renal não foi significativamente prejudica.

O tratamento, no entanto, é contraindicado para pacientes com distúrbios de coagulação ou que fazem uso de anticoagulante. O resultado promissor levou a FDA, agência reguladora americana, a autorizar a realização de estudo fase 3, sem a necessidade da etapa anterior. A nova fase do estudo começa em abril e vai envolver cerca de 20 centros localizados nos Estados Unidos, Europa e Israel.

De acordo com o urologista, se os resultados forem mantidos, o tratamento deverá ser avaliado pela FDA para uso em três anos. O Tumor Urotelial do Trato Alto é contabilizado junto ao câncer de rim e por isso não há dados exatos sobre a incidência no Brasil. Mas se sabe que é duas vezes mais comum em homens, principalmente a partir dos 60 anos.

O câncer é assintomático, sendo descoberto muitas vezes devido ao aparecimento de sangue na urina. o aumento da frequência urinária e dor ao urinar são outros sintomas que podem levar à descoberta da doença.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo