Goma do cajueiro tem potencial de identificar impressões digitais

Obtido por meio de processo simples e barato, material é biodegradável

Publicado em 01/03/2021 - 13:52 Por Beatriz Evaristo - Brasília

A identificação de impressões digitais pode ficar mais rápida e mais eficaz. Pesquisadores desenvolveram uma nova tecnologia para revelar essas marcas deixadas em superfícies porosas, como papéis, no local do crime. O produto foi desenvolvido com um componente bastante presente na biodiversidade brasileira, como conta a coautora da pesquisa, Marcela Sampaio.

Sonora: “Ele é produzido praticamente à base de prata e da goma do cajueiro que é extraído da resina que é encontrada na árvore do cajueiro, que é amplamente distribuída principalmente na região Nordeste. Ela exuda naturalmente essa resina que, quando vai ser convertida em goma, tem um bom rendimento, através de um processo simples e barato.”

A pesquisadora Marcela Sampaio, que também é perita criminal da Polícia Civil do Piauí, destaca que, além de ser obtido por meio de um processo barato e simples, o novo revelador é natural e biodegradável.

Sonora: “Então, não vai afetar o meio ambiente quando for descartado e não vai ser tóxico, vai ter uma toxicidade bastante reduzida para os peritos que estiverem trabalhando com esse produto em sua rotina laboral.”

O professor da Faculdade de Medicina da UnB, José Roberto Leite, coordenador do estudo, explica o que acontece quando o papel onde foi deixada a marca dos dedos é embebido no líquido, à base de nanopartícula de prata e goma do cajueiro.

Sonora: “Esse produto se liga nas substâncias deixadas no papel e, depois, com a prata ligado lá, você faz uma revelação dessa imagem e depois pode fotografar e identificar a impressão digital.”

Os testes foram realizados em Teresina e Brasília. Em uma próxima etapa, serão realizados em escalas maiores. O projeto envolveu pesquisadores de diferentes áreas e instituições, entre elas, a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí, e a Universidade do Porto, em Portugal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Foguete chinês se desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra

Os destroços do foguete Longa Marcha 5B caíram no Oceano Índico, a oeste das Ilhas Maldivas. Há relatos de visualização desses destroços no céu de quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo