Goma do cajueiro tem potencial de identificar impressões digitais

Obtido por meio de processo simples e barato, material é biodegradável

Publicado em 01/03/2021 - 13:52 Por Beatriz Evaristo - Brasília

A identificação de impressões digitais pode ficar mais rápida e mais eficaz. Pesquisadores desenvolveram uma nova tecnologia para revelar essas marcas deixadas em superfícies porosas, como papéis, no local do crime. O produto foi desenvolvido com um componente bastante presente na biodiversidade brasileira, como conta a coautora da pesquisa, Marcela Sampaio.

Sonora: “Ele é produzido praticamente à base de prata e da goma do cajueiro que é extraído da resina que é encontrada na árvore do cajueiro, que é amplamente distribuída principalmente na região Nordeste. Ela exuda naturalmente essa resina que, quando vai ser convertida em goma, tem um bom rendimento, através de um processo simples e barato.”

A pesquisadora Marcela Sampaio, que também é perita criminal da Polícia Civil do Piauí, destaca que, além de ser obtido por meio de um processo barato e simples, o novo revelador é natural e biodegradável.

Sonora: “Então, não vai afetar o meio ambiente quando for descartado e não vai ser tóxico, vai ter uma toxicidade bastante reduzida para os peritos que estiverem trabalhando com esse produto em sua rotina laboral.”

O professor da Faculdade de Medicina da UnB, José Roberto Leite, coordenador do estudo, explica o que acontece quando o papel onde foi deixada a marca dos dedos é embebido no líquido, à base de nanopartícula de prata e goma do cajueiro.

Sonora: “Esse produto se liga nas substâncias deixadas no papel e, depois, com a prata ligado lá, você faz uma revelação dessa imagem e depois pode fotografar e identificar a impressão digital.”

Os testes foram realizados em Teresina e Brasília. Em uma próxima etapa, serão realizados em escalas maiores. O projeto envolveu pesquisadores de diferentes áreas e instituições, entre elas, a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí, e a Universidade do Porto, em Portugal.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo