Novas técnicas substituem testes de laboratório com animais

Publicado em 27/03/2021 - 07:00 Por Gésio Passos, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Aos poucos, o uso de animais em testes de laboratório estão sendo substituídos por outras formas de testagem. E a Rede Nacional de Métodos Alternativos, a Renama, é a responsável por coordenar a substituição de animais por outros métodos, qualificar laboratórios e formar pesquisadores. A estrutura criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2012, foi renovada por mais 3 anos.

A Rede é composta por três laboratórios públicos centrais: o da Fiocruz, do Inmetro e do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEN), e de forma associada, por outros laboratórios públicos e privados.

O coordenador executivo da Renama, Thiago Moraes, dá um exemplo de uma técnica de experimentação de peles artificiais que substitui os testes de animais.

Thiago Moraes explica que uso de animais só se dá quando é necessário e não há outra alternativa.

Mas quem reconhece os métodos alternativos e define as normas para utilização dos animas é o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

Edição: Alessandra Esteves/ Roberto Piza

Últimas notícias
Justiça

Senado aprova André Mendonça para o STF

O plenário do Senado Federal aprovou, por 47 votos a 32, a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal

O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.

Baixar arquivo
Economia

Empresa Brasil de Comunicação está entre as melhores estatais do país

O governo concedeu, nesta quarta-feira, a certificação de governança para 60 empresas estatais que apresentaram avanços de gestão. 

Baixar arquivo
Educação

Gabaritos oficiais do Enem 2021 já estão disponíveis

Para conferir as questões, o candidato precisa prestar atenção nas cores do gabarito e das provas de cada domingo. Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro do ano que vem.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal ouve vítima do incêndio na Boate Kiss

Kátia Giane, que era funcionária do estabelecimento, conta que o uso de artefatos pirotécnicos era corriqueiro tanto pelas bandas quanto pelos clientes. A tragédia aconteceu há quase nove anos, em Santa Maria, Rio Grande do Sul

Baixar arquivo
Internacional

França exigirá teste de covid negativo para entrada de viajantes

A medida contempla tanto aqueles que estão vacinados como os que não estão, e atinge qualquer pessoa que venha de países de fora da União Europeia. O país enfrenta a quinta onda da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Operação da PF e Bope prende três pessoas no Complexo da Maré

Também foram apreendidos um fuzil, duas pistolas, duas granadas defensivas, carregadores de fuzil, munições e drogas.

Baixar arquivo