Pesquisa projeta pico de 5 mil mortes diárias por Covid-19 no Brasil

Matemático analisou dados de 50 países e aponta sazonalidade da doença

Publicado em 26/03/2021 - 07:22 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense aponta que o Brasil pode atingir um pico de 5 mil mortes por Covid-19 em um único dia. A avaliação é do professor Márcio Watanabe, do Departamento de Estatística da UFF. O estudo tem como base a análise de dados da pandemia em mais de 50 países, entre os meses de setembro de 2020 e março deste ano.

De acordo com o levantamento, além dos fatores de risco, há ainda outro indicador que deve ser considerado: a sazonalidade da doença, ou seja, período em que a propagação do vírus tende a ser maior, o que acontece com a chegada do outono e do inverno. De acordo com o professor, este é um dado importante, e que pode auxiliar as autoridades no planejamento para enfrentar a doença.

De acordo com Márcio Watanabe, entre este mês e maio, a pandemia tende a se agravar em países do hemisfério sul, em particular no Brasil. A estimativa aponta que, de abril até o início de maio, o país pode chegar à marca trágica de 3 mil a 5 mil mortes diárias pelo novo coronavírus.

Frente a perspectiva de aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil, o professor do Departamento de Estatística da UFF ressalta que algumas medidas podem ajudar a frear a propagação do vírus.

No entanto, na avaliação de Watanabe, o mundo poderá conviver com a Covid-19 da mesma forma que faz com outras doenças respiratórias, como a pneumonia. E, mesmo com a vacina, a doença será endêmica, registrando casos ao longo do tempo.

Sobre a preocupação em relação às Olimpíadas, que serão realizadas no Japão, o professor avalia como positivo o evento acontecer no mês de julho, antes da chegada do outono no hemisfério norte, em setembro, período em que os países europeus e asiáticos, assim como os EUA, terão nova tendência generalizada de alta de casos de covid. Isso, principalmente naqueles que não tiverem avançado na vacinação.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo