Pesquisa projeta pico de 5 mil mortes diárias por Covid-19 no Brasil

Matemático analisou dados de 50 países e aponta sazonalidade da doença

Publicado em 26/03/2021 - 07:22 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense aponta que o Brasil pode atingir um pico de 5 mil mortes por Covid-19 em um único dia. A avaliação é do professor Márcio Watanabe, do Departamento de Estatística da UFF. O estudo tem como base a análise de dados da pandemia em mais de 50 países, entre os meses de setembro de 2020 e março deste ano.

De acordo com o levantamento, além dos fatores de risco, há ainda outro indicador que deve ser considerado: a sazonalidade da doença, ou seja, período em que a propagação do vírus tende a ser maior, o que acontece com a chegada do outono e do inverno. De acordo com o professor, este é um dado importante, e que pode auxiliar as autoridades no planejamento para enfrentar a doença.

De acordo com Márcio Watanabe, entre este mês e maio, a pandemia tende a se agravar em países do hemisfério sul, em particular no Brasil. A estimativa aponta que, de abril até o início de maio, o país pode chegar à marca trágica de 3 mil a 5 mil mortes diárias pelo novo coronavírus.

Frente a perspectiva de aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil, o professor do Departamento de Estatística da UFF ressalta que algumas medidas podem ajudar a frear a propagação do vírus.

No entanto, na avaliação de Watanabe, o mundo poderá conviver com a Covid-19 da mesma forma que faz com outras doenças respiratórias, como a pneumonia. E, mesmo com a vacina, a doença será endêmica, registrando casos ao longo do tempo.

Sobre a preocupação em relação às Olimpíadas, que serão realizadas no Japão, o professor avalia como positivo o evento acontecer no mês de julho, antes da chegada do outono no hemisfério norte, em setembro, período em que os países europeus e asiáticos, assim como os EUA, terão nova tendência generalizada de alta de casos de covid. Isso, principalmente naqueles que não tiverem avançado na vacinação.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo