Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Próximo passo, já em curso, é testar imunizante em macacos

Publicado em 13/04/2021 - 21:56 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma vacina contra a covid-19 em desenvolvimento por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-MG) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou resultados animadores na conclusão de uma das fases do estudo. 

A chamada prova de conceito, em que se verifica se o imunizante tem potencial para produzir resposta imune e proteção, demonstrou que a vacina não apenas protegeu os camundongos vacinados, como também evitou qualquer manifestação clínica da doença.

A técnica empregada para o desenvolvimento do imunizante é a da proteína recombinante, como explica a pesquisadora Nathalia Souza.

A pesquisadora afirma ainda que a eficácia da vacina em animais de laboratório alcançou 100%.

Segundo Nathália Sousa, a próxima fase já está em andamento, com testes em macacos. A etapa vai verificar se a vacina vai gerar a mesma resposta imune observada nos camundongos.

A previsão é que os resultados dessa fase sejam obtidos até o fim de junho. Obtendo aprovação da Anvisa, a expectativa é que os ensaios clínicos em humanos sejam iniciados em setembro.

Os estudos voltados para o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 pela Fiocruz Minas e a UFMG tiveram início em março do ano passado.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo restringe entrada de estrangeiros vindos da Índia

Após recomendação da Anvisa, o governo federal proibiu temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Quadro de saúde de Bruno Covas é irreversível, segundo boletim médico

Covas soube que estava com câncer entre o esôfago e o estômago em 2019. Internado desde 02 de maio no hospital Sírio-Libanês, ele está sedado e acompanhado de familiares.

Baixar arquivo
Saúde

Município de Botucatu realiza vacinação em massa

A iniciativa consiste em estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca; e é resultado de parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Fundação Gates.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro tem melhora no risco da pandemia

A região norte saiu da bandeira laranja e passou para a amarela, risco baixo; e a região litorânea foi da laranja para a vermelha. Com as mudanças o estado fica na bandeira laranja, que indica risco moderado.

Baixar arquivo
Política

Corpo de Picciani é cremado em cerimônia no Rio de Janeiro

Jorge Picciani morreu aos 66 anos, na madrugada dessa sexta-feira, no hospital Vila Nova Star, em  São Paulo, onde estava internado desde o dia 8 de abril, para tratar de um câncer na bexiga.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski concede a Pazuello direito de ficar em silêncio na CPI

A decisão contempla parcialmente o pedido de habeas corpus feito pela Advocacia-Geral da União e inclui o direito a não responder perguntas que possam incriminá-lo em seu depoimento, marcado para a próxima quarta-feira (19).

Baixar arquivo