Lançado Antene-se, um movimento para implementar a tecnologia 5G

Publicado em 04/05/2021 - 16:55 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A tecnologia 5G está chegando e, para ficar disponível a todos e em todo o país, será preciso 10 vezes mais antenas do que aquelas usadas nas redes até 4G, que permitiram a popularização dos celulares. Para preparar a sociedade para este cenário, foi lançado nesta terça-feira o Movimento Antene-se.

Luciano Stutz, da Abrintel, a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações. aponta que a proposta do movimento Antene-se é modificar as leis municipais sobre antenas, para elas ficarem alinhadas à Lei Geral de Antenas, de 2015, e desburocratizar o licenciamento dessas instalações junto às prefeituras.

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o leilão da 5G, que pode acontecer em julho, vai permitir a inclusão digital de boa parte da sociedade, principalmente a população mais carente. Mas para essa tecnologia chegar a todo o país, será preciso muito mais antenas, tanto nas grandes cidades como nos locais mais distantes e pouco povoados.

Em uma carta aberta à sociedade, o movimento Antene-se argumenta que a falta de inclusão digital afeta milhões de brasileiros que ainda não estão conectados à internet. Essas pessoas estão prejudicadas no acesso ao ensino a distância, à telemedicina, ao trabalho remoto, pagamentos digitais e tantas outras ferramentas que a internet permite.

O Movimento Antene-se tem uma página no Facebook, para quem quiser mais informações.

Edição: Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Identificada em Manaus a variante do coronavírus do Reino Unido

No Amazonas, a Secretaria de Saúde identificou a variante do coronavírus do Reino Unido em Manaus e agora investiga se houve transmissão comunitária da cepa britânica na região.

Baixar arquivo
Cultura

Painel em grafite homenageia os 100 anos da atriz Ruth de Souza

Primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, a atriz Ruth de Souza, que morreu em 2019, completou 100 anos esta semana e tem recebido merecidas homenagens.

Baixar arquivo
Justiça

Brasil pede para incluir nomes de presos da PF em sistema da Interpol

O Ministério da Justiça quer nome de líderes do crime organizado na Interpol. O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça pediu à Polícia Federal a inclusão dos presos do Sistema Penitenciário Federal no sistema Difusão Verde da Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Iniciativa da UFF quer levar neurociência ao cotidiano dos brasileiros

O projeto “Descomplicando as neurociências nas redes” da Universidade Federal Fluminense (UFF) lançou um desafio: encontrar a ciência que existe no cotidiano, onde ela parece não existir. E, mais do que isso, encontrar o cientista que existe em cada um de nós.

Baixar arquivo
Economia

Mesmo na pandemia, Petrobras fecha trimestre com lucro de R$ 1,2 bi

Mesmo com o agravamento da pandemia no país, a Petrobras obteve no primeiro trimestre do ano um lucro líquido de R$ 1,2 bilhão. Em nota, a companhia informou que o primeiro trimestre do ano foi impactado positivamente pelo aumento do preço do petróleo e menores despesas operacionais recorrentes.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio de Janeiro deve flexibilizar regras para eventos

A prefeitura do Rio de Janeiro deve publicar na próxima segunda-feira um decreto para permitir a realização de eventos, desde que obedeçam a alguns protocolo sanitários. A informação foi adiantada pelo Prefeito Eduardo Paes nesta sexta-feira.

Baixar arquivo