Telecomunicações: radiofusão com mudanças e AMs estão virando FMs

Acompanhe a segunda reportagem do especial "Telecomunicações"

Publicado em 04/05/2021 - 17:07 Por Leandro Martins* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você já deve ter ouvido a expressão “nas ondas do rádio”. Pois é, o sinal do rádio é enviado por meio de ondas, que viajam pelo ar em frequências. As principais são a AM, que significa amplitude modulada; e a FM, frequência modulada.

A frequência AM, mais antiga, alcança distâncias maiores, mas pode sofrer muitas interferências técnicas; e, com isso, o som chega misturado a ruídos e chiados. Já a FM, mais moderna, tem uma melhor qualidade do som; por outro lado, não chega tão longe.

Mas, ao contrário do sinal AM, que precisa de aparelhos de rádio próprios, o sinal de uma rádio FM pode ser captado em aparelhos móveis em geral, como o celular, o que permite ampliar o número de ouvintes; e, com isso, o faturamento das emissoras.

Para pôr fim a essas limitações técnicas, desde 2014, o Ministério das Comunicações permitiu a mudança do sinal das emissoras AM para o FM. Até agora, mais de 1.700 emissoras solicitaram a migração. O secretário de Radiodifusão do Ministério, Maximiliano Martinhão, aponta que a mudança vai trazer vantagens em qualidade e redução de custos para as emissoras.

O estudante Pedro Damasceno, ouvinte assíduo da Rádio Nacional, gosta da programação da AM por acreditar que atende a pessoas com menos recursos. Para ele, a migração para a FM - e a melhora na qualidade do som - vai permitir que as emissoras AM ganhem mais ouvintes.

Nelia Del Bianco, pesquisadora da Intercom, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, acredita que o estilo de comunicação de uma emissora AM, que tem muitos ouvintes, principalmente a partir dos 50 anos de idade, não vai acabar mesmo com a migração para a FM.

Agora, você pode estar se perguntando; e vai caber tanta emissora nova na frequência modulada? Vai sim. O espaço para elas vai ser aumentado, porque até 2023, serão destinados os canais 5 e 6 da televisão analógica para essas rádios.

* Com sonoplastia de José Maria Pardal.

Edição: Sâmia Mendes/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo