Reconhecimento facial é usado para embarque na ponte aérea

A tecnologia dispensa apresentação de outro documento de identidade

Publicado em 15/06/2021 - 16:23 Por Eliane Gonçalves, da Rádio Nacional - São Paulo

A identificação por reconhecimento facial começou a ser usada na Ponte Aérea entre o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A tecnologia dispensa a apresentação de qualquer documento de identidade e até mesmo do cartão de embarque.

A engenheira civil Ana Santos foi uma das primeiras a testar o recurso. Bastou ela posicionar o rosto em frente ao leitor de dados biométricos instalado no aeroporto de Congonhas e foi autorizada a seguir viagem para o Rio de Janeiro.

O sistema está sendo desenvolvido pelo Serpro e já foi testado em outros quatro aeroportos. Agora passa a ser adotado nos voos entre as duas maiores cidades do país.

A promessa é agilizar o processo de embarque. As informações biométricas dos passageiros são comparadas com os pontos biométricos da pessoa armazenados em bases de dados do governo, como os da Carteira Nacional de Habilitação, no Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito.

O superintendente de relacionamento com o cliente do Serpro, Brenno Sampaio, garante que o sistema é seguro.

Brenno explicou que para usar o sistema é preciso ter um aceite formal do usuário e que a tecnologia segue a Lei Geral de Proteção de Dados.

Mas especialistas em privacidade e segurança de dados, como o diretor da Associação Data Privacy de Pesquisa, Rafael Zanatta, alertam que dados biométricos são valiosos e justamente por isso, outros países estão colocando o pé no freio no uso da biometria como sistema de identficação.

Ele lembra que no último ano os brasileiros foram vítimas de mega-vazamentos de informações, incluindo de bancos de dados do governo, e que tentativas de acesso a dados biométricos por parte dos órgãos de inteligência, como a ABIN, já foram consideradas inconstitucionais pelo STF.

Por enquanto o reconhecimento facial está funcionando em uma única empresa que atua na ponte aérea entre Rio e São Paulo. A promessa é ampliar o sistema para todos os aeroportos do país.

Edição: Leila dos Santos e Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Economia

IPCA-15: prévia da inflação fica em 0,58% em janeiro, informa IBGE

Com o resultado divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 10,20%, abaixo dos 10,42% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Baixar arquivo
Saúde

Cremerj lança Cartilha Verão com orientações para cuidar da saúde

A cartilha alerta também para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, e destaca a importância dos cuidados contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas do futebol

Copa Africana de Nações, o Senegal venceu o Cabo Verde e está nas semifinais, o Marrocos bateu o Malawi por 2 a 1.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil estreia com vitória no Torneio Sul-Centro de Handebol

Os guerreiros venceram os paraguaios por 46 x 19 e assumiram a liderança do Grupo B

Baixar arquivo
Geral

Tragédia em Brumadinho: após três anos, famílias pedem justiça

Um protesto nessa terça-feira (25) marcou os três anos da tragédia do rompimento da barragem do Córrego Feijão. Das 272 vítimas, seis ainda não foram localizadas.

Baixar arquivo
Geral

Curso da Enap aborda papel das comunidades terapêuticas

São 30 horas de conteúdo gratuito e online que detalha a importância da reabilitação de dependentes químicos. O curso é promovido pelo governo federal.

Baixar arquivo