USP estuda uso da Ayahuasca no tratamento de ansiedade social

Publicado em 30/06/2021 - 14:19 Por Nelson Lin, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto estudam o eventual uso do chá de Ayahuasca no tratamento do transtorno de ansiedade social. Os resultados dessa pesquisa são preliminares e foram publicados recentemente em um artigo científico.

O chá de Ayahuasca é preparado com plantas nativas da Amazônia e amplamente utilizado em rituais indígenas e de Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal. De acordo com o neurocientista Rafael Guimarães, a pesquisa foi motivada por relatos de experiências de pessoas nesses ritos.

A condição de transtorno de “ansiedade social” – causado pelo desconforto em situações que exigem interações com outras pessoas - é subnotificada no mundo todo. Estima-se que 2% a 7% da população no país tenha essa condição. Guimarães esplica que essa condição dificulta várias atividades do dia a dia e pode levar a outros problemas, como: o consumo de bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, as opções de tratamento são limitadas.

No estudo, conduzido por Rafael Guimarães, os 17 voluntários foram divididos em grupos, os que tomaram placebo e os que receberam uma dose baixa de Ayahuasca. E, em seguida, tiveram que realizar uma palestra em público. Os que tomaram o chá relataram uma sensação maior de auto confiança no momento da apresentação. Isso porque, de acordo com o cientista, a Ayahuasca contém substâncias como o DMT que de alguma forma interagem e ativam os receptores de serotonina, responsáveis por processar nossas interações sociais e emoções.

O neurocientista Rafael Guimarães lembrou que há também outros estudos em andamento sobre o uso de Ayahuasca em tratamento para depressão e dependência de outras drogas.

Edição: Sâmia Mendes/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Douglas Brose: confira entrevista com o tricampeão mundial de karatê

Depois de temporada repleta de desafios, Douglas Brose fatura tricampeonato mundial. O repórter Juliano Justo conversou com o atleta sobre tudo isso e muito mais. 

Baixar arquivo
Geral

Trânsito na W3 sul é liberado aos domingos

A partir deste domingo, o trânsito para veículos está liberado na w3 sul. Durante um ano e meio a via ficou interditada para carros aos domingos.

Baixar arquivo
Geral

Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão no país

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas nos principais reservatórios, mas setor elétrico soube trabalhar para superar o problema.

Baixar arquivo
Saúde

Cidades de São Paulo cancelam carnaval de 2022

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André decidiram cancelar o carnaval do ano que vem com receio do aumento de casos da variante Ômicron. 

Baixar arquivo
Economia

Fecomércio lamenta cancelamento do Réveillon no Rio de Janeiro

O presidente da Fecomércio reconheceu a importância do evento para setores fundamentais da economia, mas admitiu os riscos que a nova variante do coronavírus representariam em uma celebração desse porte.

Baixar arquivo
Saúde

Festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, é cancelada

O fator predominante para cancelar o evento é o risco que representaria, diante do avanço em vários países da nova variante do coronavírus. A Ômicron já tem casos confirmados também no Brasil, por enquanto em pessoas que chegaram do exterior.

Baixar arquivo